Leilões especiais

Venda de moedas: como você determina o valor?

Talvez tenha uma pequena caixa cheia de moedas antigas, esquecida ao fundo da sua secretária, à espera do momento certo para aparecer e ser vendida a um entusiasmado colecionador de moedas. Talvez estas moedas sejam extremamente valiosas ou... talvez não. Como o pode saber? Os nossos especialistas partilharam connosco alguma dicas para o ajudar a decidir se vale a pena vender as suas moedas. Continue a ler para descobrir se tem um tesouro nas suas mãos.


Determinar o valor
É muito complexo determinar o valor de uma moeda e precisa de ser feito por especialistas - são necessários anos de experiência e bastante conhecimento para estimar o valor de uma moeda. A nossa equipa de especialistas em moedas está sempre disponível para o ajudar e aconselhar sobre uma moeda ou coleção em particular que possa estar interessado em colocar para leilão. Eles partilharam connosco alguns factos que poderá desde já considerar para determinar o valor da sua moeda e decidir se vale a pena vendê-la - e se achar que sim, que vale a pena, poderá também perguntar isso aos nossos especialistas para confirmar que tem razão!


Alguns dos nossos especialistas em moedas: Eric Toonen (esquerda), Willem Knapen (centro) e Philipp Rott (direita)

Para fazer uma avaliação correta de uma moeda ou de uma coleção, existem três fatores a considerar: qualidade, raridade e interesse comercial. Não existe nenhuma forma científica de determinar a qualidade ou a raridade; existem regras, mas a avaliação será sempre subjetiva. E para avaliar o interesse comercial é necessário conhecer o atual mercado e o provável número de colecionadores que poderia estar interessado na sua moeda ou coleção em particular. É por este motivo que a avaliação de moedas é habitualmente deixada para os especialistas. Por o valor oscilar ao longo dos anos, dependendo do mercado, é quase impossível determinar o valor com 100% de certeza, mas os especialistas podem chegar a um número bastante aproximado. Aqui estão as características em que se baseiam estes valores:

Estado de conservação
O estado de conservação é uma característica importante na determinação do valor de uma moeda. Por exemplo, uma moeda de 5 pesetas de 1876 é muito comum e as que estão menos bem conservadas são geralmente vendidas por valores perto do seu valor de prata. Mas se tiver a mesma moeda de 5 pesetas de 1876 num estado excecional, esta moeda é muito mais rara e existirão mais pessoas interessadas em comprá-la – então, poderá facilmente arrecadar um valor mais elevado. Um outro excelente exemplo é esta moeda de 20 reais de prata vendida na Catawiki em 2017. Obteve a licitação elevada de 925 € por estar muito bem conservada (EF) - se estivesse num pior estado, teria sido provavelmente vendida por cerca de 250 €.


Em baixo, encontrará uma explicação sobre o sistema de classificação, conforme nos foi explicado pelos nossos especialistas:

FDC = as primeiras moedas que foram cunhadas com novos moldes

UNC = uma moeda que nunca esteve em circulação

EF = desgaste mínimo, sinais mínimos de circulação

VF = esteve em circulação, mas com todas as suas características muito visíveis e sem danos.

F = com bastante circulação, algumas partes da moeda não estão bem visíveis.

Raridade
Tal como acontece com a maioria dos objetos colecionáveis, a raridade influencia extremamente o valor e a procura. Como o exemplo anterior mostrou, uma moeda específica pode ser rara por existirem poucas dessas moedas em tão bom estado. Outras moedas são raras por serem antigas e apenas algumas terem sido encontradas ou conservadas. Isto não significa que qualquer moeda do Império Romano seja valiosa; depende do estado em que está, do material, do retrato que mostra e da centragem do retrato, entre outras coisas. Uma moeda também pode ser rara por terem sido cunhadas poucas. E por vezes uma moeda é “artificialmente rara” por os catálogos lhes adicionarem interesse, para tentar criar expectativas.


Interesse comercial
Uma moeda ser ou não vendida por um bom preço depende do interesse comercial. Quantos colecionadores estão dispostos a comprar essa moeda? Como está a economia? Existem certos tipos de moedas que estão a ser especialmente procurados? Todos estes fatores contribuem para o valor real de mercado de uma moeda. Por vezes, uma moeda rara e linda não é vendida pelo preço que o vendedor considerava ser o seu valor por não ter existido suficiente procura.


O que as moedas têm de bom é que, independentemente do valor comercial (ou financeiro), têm valor histórico. Cada moeda conta uma história e é extremamente fascinante conhecer estas histórias e criar a sua própria coleção. Veja o nosso leilão de moedas para expandir a sua coleção ou registe-se para vender as suas moedas e receba conselhos dos nossos especialistas sobre o valor e o possível preço de venda.

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora