Conselhos de especialistas

Conselhos dos especialistas para criar uma bela coleção de vinhos Bordeaux como investimento

Já provou alguns dos melhores vinhos de Bordeaux e está desejoso por provar mais? Seja pelo prazer de possuir vinhos de qualidade, e de os disponíveis para qualquer ocasião, ou apenas para investimento, não existe melhor forma de começar uma coleção de vinhos do que com um fabuloso Bordeaux. Descubra algumas dicas dos nossos especialistas em vinho para criar uma excelente coleção de Bordeaux e descubra por que motivo esta região merece o seu tempo e investimento.

Bordeaux é que sabe
Sabe o que torna a região de Bordeaux produtora de alguma das garrafas de vinho mais famosas e mais procuradas? Tudo está relacionado com a sua localização e clima, pois o seu solo e terreno são ideais para o cultivo de uvas. Há vários séculos que Bordeaux é considerada uma campeã no mundo dos vinhos pois o facto de ser uma das principais cidades portuárias permitia que os comerciantes locais de vinho comercializassem as suas garrafas com outros comerciantes que chegavam por navio. Quando estes comerciantes partiam com uma garrafa, ou mais, espalhavam a palavra e davam a conhecer o vinho muito além do local onde este era produzido. Avançando para o presente, a bonita região de Bordeaux é a região produtora de vinho mais visitada por apreciadores de vinho de todo o mundo.

Mapa da região de Bordeaux

A compra perfeita
Quando estiver a decidir que vinhos comprar, é importante que tenha em consideração o tempo que planeia dedicar ao seu investimento em vinho. Os colecionadores que procurem um compromisso de longo prazo podem investir a pensar no futuro e comprar os vinhos quando estes são lançados pois depois estes terão tempo de amadurecer e evoluir ao longo dos anos. Aqueles que procuram um período de investimento mais reduzido, devem antes investir num Bordeaux que se encontre praticamente no auge. Além disso, não assuma que os melhores investimentos são sempre os mais caros. Atualmente, há cada vez mais garrafas fantásticas de Bordeaux que não custam os olhos da cara.

Vinhos Bordeaux

Dordogne ou Garonne?
O estuário de Gironde atravessa o centro da região de Bordeaux, em França, dividindo também as cidades principais entre as duas margens: Dordogne e Garonne. Assim, é a localização específica da vinha que determina a proporção de Merlot a Cabernet, em cada garrafa.

Os vinhos da margem direita incluem: Le Pin, Château Trotanoy e Château La Conseillant produzidos pela Pomerol e Château l’Angelus. Château Cheval Blanc e Château Ausone têm todos origem na vinha Saint-Emillion. O sabor dos vinhos da margem direita tende a ser mais suave e menos ácido. A principal uva cultivada nesta margem do rio é a Merlot, que é considerada muito mais sumarenta e menos dispendiosa do que as uvas produzidas em qualquer outra zona de Bordeaux.


As vinhas Saint-Emillion

Os vinhos da margem esquerda são geralmente mais fortes e ricos do que os da margem direita e, diz-se até, que envelhecem melhor. Localização das propriedades Cru Bourgeois, outras variedades de vinhas a procurar nesta margem incluem Château Haut Brion, Château Lafite-Rothschild, Château Latour, Château Margaux e Château Mouton-Rothschild.  


Vinhos Cru Bourgeois

Prove antes de comprar
Acima de tudo, a coisa mais importante a ter em conta ao construir uma coleção de Bordeaux é ter a certeza de que gosta dos vinhos nos quais vai investir. Seja um consumidor informado, em vez de mergulhar de cabeça nos vinhos mais conhecidos e mais caros. Prove o maior número possível de vinhos. Uma vez que existem milhares, com uma variedade de misturas e estilos, é fundamental que desenvolva primeiro as suas próprias papilas gustativas. Se precisar de ajuda, contacte o comerciante local de vinhos e peça para que este lhe apresente colecionadores locais, faça visitas que incluam sessões de provas à região de Bordeaux ou faça alguma investigação online.


Em Bordeaux encontra-se vinho em todos os lados, incluindo alguns dos vinhos mais frutados e frescos do mundo! Quer investir ou precisa de impressionar alguém com uma noite fantástica? Visite os nossos leilões semanais de vinhos onde encontrará uma grande variedade de vinhos desta região! Se está preparado para transformar em dinheiro algum do seu investimento, recomendamos que venda os seus vinhos em leilão. Pode começar registando-se aqui. Os nossos especialistas em vinho estão ansiosos por ver o que tem para oferecer!

Crie a sua conta na Catawiki de forma gratuita

Na Catawiki, ficará surpreso todas as semanas com a seleção impressionante de objetos especiais que temos para oferecer. Inscreva-se ainda hoje e explore os nossos leilões semanais com curadoria da nossa equipa de especialistas.

Criar uma conta
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 50 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registar agora!