Otras historias

A história da colheita anual de uvas em França

Em colaboração com Patricia Verschelling - Especialista em vinhos

“O Burdundy faz com que pense em coisas tolas, o Bordeaux faz com que fale delas e o Champagne faz com que as ponha em prática”, disse Jean-Anthelme Brillat-Savarin, um famoso político e advogado francês. Bem, não está muito longe da verdade, pois a enorme quantidade de vinhas e de regiões de França a participar na colheita anual de uvas poderão deixá-lo um pouco zonzo. Um total de 900 000 hectares de mais de 25 000 comunidades vinícolas tornam La Belle France numa especialista na área dos vinhos. Alguma vez se perguntou por que a sua garrafa favorita de Bordeaux tem aquele gosto ou como é determinado o ano de colheita? Descubra a história da colheita anual de uvas antes de abrir a sua próxima garrafa!


Melhor do que os outros: La France
O número de vinhas em França faz com que este país seja um dos maiores produtores de vinho do mundo. Começando em agosto e terminando nalgumas regiões apenas em outubro, a colheita anual de uvas é o período em que as uvas são colhidas e determina o ano de colheita de um vinho. O que faz com que os franceses sejam melhores nesta história das uvas? A França tem este domínio devido à incomparável variedade de solos e climas, proporcionada pelas suas paisagens e características geográficas. Com mais de 5000 variedades de uvas, prontas a serem colhidas numa das diferentes trinta regiões de vinho, não admira que selecionar uma garrafa de vinho de França reduza a probabilidade de lhe sair um mau vinho. 


Colhidas à mão
Hoje em dia, existem cada vez mais adegas a colher as uvas com uma máquina, tornando o fabrico mais rápido e barato. No entanto, isto pode por vezes dar origem a uma qualidade inconsistente, motivo pelo qual muitos produtores de vinho ainda colhem as uvas apenas à mão, especialmente nas melhores regiões produtoras de vinho de França, incluindo Champagne, Burgundy e Châteauneuf-du-Pape. Quais são as vantagens? É um processo mais delicado para as uvas e muitos conhecedores acreditam que apenas um olho apurado consegue colher as melhores uvas para melhorar o sabor do vinho e aumentar a qualidade da vindima. E, por exemplo, a pele grossa das uvas utilizadas para produzir Pinot Noir é tão delicada que estas uvas apenas podem ser colhidas à mão. Em geral, a maioria das adegas colhe à mão as uvas que vão ser utilizadas para as suas garrafas mais exclusivas.


Alguém quer champanhe?
O champanhe é muito apreciado pela maioria e é na região de Champagne em França que este vinho é produzido apenas a partir da polpa da uva. A polpa, e apenas a polpa, é o que produz a deliciosa cor límpida e pálida. Isto significa que é necessário colher à mão. O processo para colher as uvas é exatamente o mesmo que no século XVIII, pois já tinha sido aperfeiçoado. Portanto, o desafio nesta região é encontrar 120 000 trabalhadores todos os anos para colher as uvas durante um período de três semanas. O curto período de tempo para o trabalho destes apanhadores é mais intenso do que possa imaginar. Após este breve período, as uvas já não vão estar no seu melhor estado, estragando a possibilidade de produzir um bom champanhe nesse ano. Outro desafio? Normalmente, as uvas de Champagne ficam maduras ao mesmo tempo que as suas vizinhas e, por isso, os apanhadores têm que estar sempre prontos para as colher, de dia e de noite.  


Maravilhoso Bordeaux
Cerca de um terço do melhor vinho de França vem de Bordeaux. Esta região produz até 850 milhões de garrafas por ano. O estilo de vinho varia de ano para ano, dependendo de como a colheita da região foi influenciada pelo clima e pelos solos e terroir de Bordeaux. São as pequenas mudanças que dão um toque único ao Bordeaux e é este vinho que faz com que esta região seja a segunda cidade mais visitada de França todos os anos. Nem sempre é fácil por as mãos numa boa garrafa vintage de Bordeaux, mas as que deve procurar vêm de Château Petrus, Châteaux Margaux, Château Lafite Rothschild e Château Ausone.

Não importa se o seu vinho preferido é o Bordeaux, Champagne, Rhone ou Lorraine, existem muitos vinhos vintage para serem descobertos nos nossos leilões semanais de vinhos. Se não estiver apenas interessado em comprar, mas também em vender, isto também será possível. É gratuito registar-se como vendedor e é gratuito oferecer as suas garrafas de vinho para leilão. Os nossos especialistas estão ansiosos para ver o que tem para oferecer.

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora