Otras historias

As 5 marcas de carros mais antigas do mundo

São atualmente produzidos cerca de 60 milhões de carros por ano, mas será que sabemos assim tanto sobre a história das marcas de carros que vemos na estrada todos os dias? Desde terem sido originalmente fundadas como um fabricante de motores marítimos até terem começado como um moinho de cereais gerido por uma família, cada uma das marcas de carros tem um património valioso, que torna estas marcas naquilo que são hoje. Continue a ler e descubra as cinco marcas de carros mais antigas do mundo.


5. Rolls-Royce
Uma das marcas de carros mais bem conceituadas na indústria dos carros de luxo, a Rolls-Royce foi fundada em 1906 por Henry Royce, um engenheiro bem-sucedido, e Charles Rolls, o proprietário do primeiro concessionário de automóveis do Reino Unido.  Assim nasceu uma grande parceria. A Rolls-Royce teve muito sucesso logo desde o início, com o seu Silver Ghost, que foi considerado “O melhor carro do mundo” após bater vários recordes.  O Silver Ghost realizou 27 vezes a viagem entre Londres e Glasgow, percorrendo consecutivamente umas incríveis 14 371 milhas e batendo o recorde para a viagem mais longa sem paragens num carro fiável e confortável. A Rolls-Royce, agora adquirida pela BMW, continua a ser um dos fabricantes de carros mais respeitados do mundo.  


4. Ford
O primeiro veículo de Henry Ford foi criado em 1886 e ostentava um modesto motor de quatro cavalos. Mas a empresa Ford apenas foi fundada em 1903. Apesar de ser um dos fabricantes de carros mais antigos do mundo, o que torna a Ford tão famosa são os seus avanços revolucionários nas linhas de montagem para a produção de um número elevado de carros. Este tipo de produção significava que os carros tinham uma produção mais barata e eram vendidos a um preço mais baixo, permitindo a centenas de milhares de americanos terem um carro pela primeira vez. A produção do modelo T libertou muitos americanos, que anteriormente não tinham dinheiro para viajar, e revolucionou, não apenas a forma como os carros eram fabricados, mas também a importância que tinham na sociedade. 


3. Fiat
A Fiat foi fundada em 1899. Continua a ser a maior marca de carros de Itália e é extremamente conhecida em toda a Europa. No final da década de 1910, Giovanni Agnelli, na altura diretor geral, visitou a fábrica de Henry Ford e ficou tão impressionado com a linha de produção que, quando regressou a Itália, introduziu o mesmo sistema na Fiat. Esta nova forma de produzir o carro italiano levou à criação da fábrica Lingotto, que também é muito famosa pela enorme pista oval de testes que tem no seu telhado.  


2. Vauxhall
A Vauxhall foi originalmente fundada em 1857 pelo engenheiro escocês Alexander Wilson, em Vauxhall, Londres. Naquela altura, a Vauxhall era um fabricante de bombas e motores marítimos, antes de começar a produzir motores a gasolina em 1894, quando Wilson deixou a empresa. O primeiro carro da Vauxhall foi fabricado em 1903 e custava uns poderosos 150 €. Este primeiro carro, também conhecido como o 6HP, era uma máquina com um único cilindro que tinha apenas duas velocidades para a frente e não tinha marcha atrás. Embora hoje em dia com preços um pouco superiores a 150 €, a Vauxhall continua a ser uma escolha muito popular para milhares de entusiastas. 


1. Peugeot
A Peugeot foi fundada em 1803 por Jean-Pierre e Jean-Frédéric Peugeot e é, por isso, a marca de carros mais antiga do mundo. Originalmente um moinho de cereais gerido pela família, a Peugeot fabricava serras, tiras de aço e molas para a produção de relógios, antes de optar pelas bicicletas em 1830 e, eventualmente, pelos carros em 1882. O primeiro carro da marca Peugeot foi apresentado na feira mundial de 1889, em Paris. Este carro movido a vapor de três rodas é famoso, não apenas por ter sido tão popular nessa feira, mas também por ser o primeiro carro de sempre a ter sido conduzido em Itália, em 1893. Então, um carro francês foi o primeiro carro a ser conduzido nas estradas italianas? Sim, foi isso mesmo. Gaetano Rossi, um industrial têxtil abastado, encomendou o carro de França, em 1892, e pediu que fosse entregue em sua casa no norte de Itália no ano seguinte. A Peugeot percorreu um longo caminho, tendo alcançado muitos feitos, e ainda continua a crescer.   


Quer se identifique com o luxo de um Rolls-Royce ou esteja fascinado pela forma como Henry Ford revolucionou a linha de produção de carros, existe uma marca de carros perfeita para cada um de nós. Visite os nossos leilões de carros clássicos para descobrir mais veículos produzidos por estas e por outras excelentes marcas. Também se poderá registar como vendedor aqui para oferecer o seu clássico, clássico moderno e carros excecionais nos nossos leilões semanais.

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora