Leilões especiais

Como são classificados os vinhos Bordeaux

Alguma vez se questionou como são classificados os vinhos? Os vinhos Bordeaux têm diferentes sistemas de classificação, sendo que o mais antigo inclui os famosos vinhos Châteaux da região de Medoc. Mas como funciona e o que significa? Patricia Verschelling, uma das nossas especialistas em vinhos, explica como são classificados os vinhos Bordeaux .

A classificação dos Medoc e Graves remonta a 1855
Apresentada na terceira "Exposition Universelle", em Paris, os intermediários de Bordeaux da altura elaboraram uma lista dos melhores Châteaux. A conclusão baseou-se em 100 anos de experiência, com vinhos que atingiram os preços mais elevados no topo da classificação. Para o Medoc, esta lista foi dividida em 5 níveis e para o Graves, em 2 níveis de classificação, correspondendo o primeiro aos vinhos mais dispendiosos.


Com a exceção de 1 Château, esta classificação nunca foi alterada. Em 1973, este famoso Château foi atualizado da segunda para a primeira posição, e é conhecido pelo nome Château Mouton Rothschild.

Visto que esta classificação é fixa, nem sempre é representativa da qualidade atual, porque muitos Châteaux investiram muito na melhoria da sua qualidade. É aqui que surge o termo "Super segundos". É uma classificação não oficial, mas refere-se aos melhores vinhos que merecem a classificação Premier Cru. Estes incluem: Château Leoville Las Cases (2.ª posição), Château Palmer (3.ª posição), Château Lynch Bages (5.ª posição) e Château Pontet Canet (5.ª posição).


Cru Artisan e Cru Bourgeois
O Cru Artisan e o Cru Bourgeois foram criados para os Châteaux no Medoc que não estavam incluídos na classificação de 1855, mas que produzem vinhos de qualidade muito superior do que seria de esperar pela respetiva denominação. Atualmente, o primeiro aplica-se aos Châteaux que produzem vinhos de qualidade muito elevada e corresponde a 10 anos. O segundo é atribuído anualmente a vinhos de qualidade elevada.


Classificação Graves desde 1953
Visto que apenas o Château Haut-Brion e 25 Châteaux de Sauternes estavam incluídos na classificação de 1855, a região Graves criou uma classificação para fazer justiça a todos os outros Châteaux de qualidade aí existentes. Dividiram a região em Graves e Pessac-Leognan. Esta classificação é a única que abrange simultaneamente vinhos tintos e brancos. Alguns dos Châteaux com classificação mais elevada são Haut-Brion (1.ª posição em 1855 e 1953) La Mission Haut Brion (mesmo do outro lado da rua em frente a Haut-Brion), Château Haut Bailly e Château Smith Haut Lafitte.


Classificação Saint-Emilion desde 1955
Esta classificação é conhecida pelas inúmeras controvérsias que criou, pois, a classificação tem sido alterada, aproximadamente, a cada 10 anos (foi alterada em 1969, 1985, 1996, 2006 e 2012). Os vinhos são apreciados pela sua qualidade organolética, localização da vinha e preços de venda. Todos os Châteaux que pretendam ser avaliados têm de enviar as suas amostras de vários anos. Esta classificação é dividida em 4 níveis com "1er Grand Cru Classé A" a corresponder à classificação mais elevada, seguido de "1er Grand Cru Classé B", "Grand Cru Classé" e "Grand Cru" no fundo da classificação.


Vinhos de elevada qualidade
Muitos Châteaux preferem não participar na classificação Saint-Emilion, por exemplo o altamente aclamado Châteaux de Tertre Roteboeuf e Le Dome. A margem direita de Bordeaux é também a região onde surgiram os primeiros "vinhos de garagem". Estes "garagistas" produzem vinhos de elevada qualidade, bastante aromatizados e com preços elevados, em quantidades muito reduzidas. O termo remete para a ideia de que uma pequena garagem seria suficientemente grande para guardar o que produzem. Estes não se incluem em nenhum sistema de classificação.


O mais famosos dos vinhos "garagistas" é o Le Pin de Pomerol. Pomerol, região vizinha de Saint-Emilion, não tem um sistema de classificação. Mas todos nós sabemos que a qualidade não precisa de uma classificação. Os vinhos de produtores com Le Pin, Petrus, La Fleur e La Fleur Petrus encontram-se entre alguns dos melhores vinhos do mundo.

Felizmente, a explicação sobre a classificação dos vinhos Bordeaux está um pouco mais clara. Agora já está preparado para comprar uma garrafa de Bordeaux e, haverá melhor lugar para começar a procurar do que nos nossos Leilões semanais de vinhos? Também se pode registar aqui para começar a vender vinho nos nossos leilões. Os nossos especialistas estão ansiosos para ver o que tem para oferecer!

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora