Leilões especiais

Quando é que um carro se torna um clássico?

Talvez já se tenha perguntado o que determina se um carro é um “clássico”. Ou talvez já tenha encontrado o termo “clássico moderno” e tenha ficado intrigado a pensar como é que um carro pode ser “moderno” e “clássico” ao mesmo tempo. Acredite ou não, existem algumas regras para isto e elas têm impacto no valor do carro. Aqui na Catawiki, leiloamos uma vasta gama de carros, distribuídos por muitas categorias diferentes, como clássicos, clássicos modernos, carros de culto e até mesmo clássicos de países específicos. Continue a ler para descobrir o que torna um carro num clássico e quais os fatores que determinam o valor destes carros.

Mas afinal, quando é que um carro é um clássico?
Não é necessário que um carro tenha uma idade específica para que se torne um “clássico”. No geral, um carro com 25 anos ou mais é considerado um carro “clássico” e um carro com 15 anos é um “clássico moderno”.  Um carro da época pré-guerra é considerado uma “antiguidade”. Carros que sejam muito especiais, extremamente caros e com séries de produção muito limitadas tornam-se clássicos quase instantaneamente.


Qual a importância disto?
Em alguns casos, existem regulamentos fiscais especiais para os carros clássicos, mas isto depende do país. Por exemplo, em alguns países europeus, um carro clássico está isento de impostos quando tem 25 anos, mas noutros países, como a Holanda e o Reino Unido, o carro tem de ter 40 anos para beneficiar desta isenção de impostos. Os críticos argumentam que o limite de idade de 40 anos é injusto para muitos clássicos modernos, com os seus sistemas complexos, como o elétrico e o de segurança. Quando estes dois sistemas falham, até o arranjo de um carro relativamente novo de apenas dez anos poderá ser considerado economicamente inviável. Eles argumentam que o limite deveria ser reduzido para 30 anos, ou até mesmo 25.


Os “baby boomers” adoram carros clássicos
O mercado de carros clássicos aumentou substancialmente quando a geração dos “baby boomers” ficou mais velha, com mais dinheiro e saudosa relativamente a coisas da sua infância. Isto foi especialmente o caso do Porsche 911. Os preços dos carros clássicos têm vindo a aumentar desde 2010 e, nos lugares do topo, o mercado aumentou 17%, em 2015. No entanto, o mercado dos carros clássicos está a abrandar um pouco. Os preços mantiveram-se estáveis nos últimos dois anos. 


O que torna um carro clássico valioso? 
Em primeiro lugar: a proveniência. Isto é, o registo da história do veículo: quem foram os proprietários, onde esteve, etc. Se o carro clássico teve apenas um proprietário, será mais valioso do que um com três ou quatro proprietários. Os veículos que estiveram na posse de pessoas famosas também terão um valor elevado. Se o carro tiver uma história em corridas de competição, também será mais desejável. A raridade torna um carro clássico mais valioso. Quando um veículo é produzido em quantidades limitadas, torna-se mais procurado e, por isso, o seu valor sobe. O preço original também é um dos fatores que determina o valor de um carro clássico. Se o preço era absurdamente alto quando o carro foi lançado pela primeira vez, normalmente continua a subir, atingindo valores ainda mais absurdos com o passar do tempo. Obviamente que um dos fatores mais importantes é o estado do carro. Para estar no topo da lista dos mais valiosos, o veículo tem que estar num estado original perfeito. Uma quilometragem baixa, que possa ser provada com documentação, também dará um empurrão ao valor do carro, pois os carros clássicos com uma quilometragem baixa são muito interessantes para os colecionadores. Os colecionadores de carros mais abastados conduzem muito pouco os seus veículos, apenas o suficiente para os manter em boas condições de funcionamento, nunca muito.

Agora que já sabe um pouco mais sobre o que transforma um carro num verdadeiro clássico e quais os fatores que tornam os carros clássicos num bom investimento, visite os nossos leilões semanais de carros clássicos, onde encontrará uma seleção de clássicos, clássicos modernos e de muitos mais de todos os cantos do mundo. Também se poderá registar aqui para vender o seu carro clássico nos nossos leilões e, quando o feliz vencedor se fizer à estrada no seu novo clássico, o leitor poderá estar a caminho do banco com os lucros da venda.

Crie a sua conta na Catawiki de forma gratuita

Na Catawiki, ficará surpreso todas as semanas com a seleção impressionante de objetos especiais que temos para oferecer. Inscreva-se ainda hoje e explore os nossos leilões semanais com curadoria da nossa equipa de especialistas.

Criar uma conta
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 50 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registar agora!