Otras historias

Como a Kodak de George Eastman tornou a fotografia acessível a todos

Hoje em dia, quase todas as pessoas têm uma máquina fotográfica, se não for uma avançada DSLR, será, pelo menos, uma integrada num telemóvel. Existem milhares de milhões de máquinas fotográficas no nosso planeta, proporcionando a milhões de pessoas a oportunidade de capturar qualquer momento de que gostem, a qualquer altura. A fotografia tornou-se tão habitual que é difícil imaginar como era antes de estar disponível a qualquer pessoa. Sabia que é em parte graças a George Eastman (Kodak), em 1888, que quase todas as pessoas têm acesso à fotografia hoje em dia? Vamos viajar no tempo para saber mais sobre uma data importante para a história da fotografia.

4 de setembro de 1888: o dia em que George Eastman recebeu uma patente para a sua máquina fotográfica de rolo de filme
Até à invenção da máquina fotográfica de rolo de filme, os especialistas utilizavam uma chapa fotográfica para tirar fotos. Infelizmente, era bastante difícil trabalhar com estas chapas. As chapas tinham que ser imediatamente reveladas depois de tirar a foto, o que era um desafio quando se fotografava no exterior, pois o fotógrafo tinha que transportar uma tenda e muito equipamento para a revelação. Cada foto precisava de uma chapa diferente e o processo de revelação era muito complexo. George Eastman tinha uma paixão pela fotografia, mas odiava carregar tanta coisa consigo. Em 1878, tomou conhecimento das “chapas secas” na Grã-Bretanha, que podiam ser reveladas mais tarde em casa. Eastman começou a experimentar e a fabricar chapas secas, bem como uma máquina para as produzir. Em 1881, conseguiu fundar a empresa Eastman Dry Plates Company.


Alguns anos mais tarde, em 1884, inventou um tipo de papel que conseguia substituir as chapas de vidro: com este passo, ficou um pouco mais perto de “fotografar à vontade”. O próximo passo foi inventar um rolo de filme à prova de luz, que aperfeiçoou em 1885. Nesta altura, a fotografia já era muito mais fácil, mas Eastman tinha o sonho de tornar a fotografia acessível a todos, eliminando a necessidade de utilizar uma câmara escura. Este sonho tornou-se realidade em 1888 quando Eastman criou com sucesso centros de revelação que substituíam o “trabalho da câmara escura”. O derradeiro momento de glória do seu trabalho foi receber a patente pela sua máquina fotográfica de rolo de filme, a 4 de setembro de 1888.


Também o dia em que George Eastman fundou a Kodak
Apresentar a máquina fotográfica de rolo de filme ao mundo foi um passo enorme para tornar a fotografia acessível a todos. Assim como foi a fundação da Kodak, através da qual George Eastman conseguiu chegar ao grande público. “Pressione o botão, nós fazemos o resto” foi a frase publicitária da empresa. Com a introdução da máquina fotográfica de rolo de filme (“a única máquina fotográfica que qualquer pessoa poderia utilizar sem instruções”) e dos serviços da Kodak, ele assegurou que a fotografia já não era apenas para especialistas. Outras pessoas também poderiam agora tirar fotos, utilizar as 100 exposições do rolo de filme e enviá-lo para a Kodak para ser revelado. A máquina fotográfica Kodak foi um sucesso instantâneo e tornou a fotografia acessível às massas.


Desde que a Kodak foi fundada, passando mais tarde a ter o nome Eastman Kodak, tem sido conhecida por produzir máquinas fotográficas de qualidade, a um preço acessível, bem como filmes, químicos e papéis. Desde então, já muitas pessoas utilizaram uma máquina fotográfica Kodak. Tem uma? Ou alguém da sua família? Se desejar leiloar uma na Catawiki, pode registar-se aqui. Ou fique de olho no nosso leilão de máquinas fotográficas Kodak para encontrar modelos antigos que lhe darão aquela sensação especial da fotografia analógica genuína!

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora