Leilões especiais

Os 7 melhores carros clássicos Alfa Romeo

Em colaboração com Franco Carrión - Especialista em carros clássicos 

A Alfa Romeo é conhecida por criar alguns dos carros clássicos mais sedutores do setor. A marca foi criada em 1910 e tem estado envolvida nas corridas de competição de carros desportivos desde 1911. Com mais de 100 anos de experiência na construção de alguns dos carros mais inspiradores e influentes a circular na estrada, é difícil saber quais destes merecem a nossa atenção. O nosso especialista em carros clássicos, Franco Vigorito, partilhou connosco quais são, na sua opinião, os 7 melhores modelos da Alfa Romeo. Continue a ler para descobrir quais os modelos que chegaram à nossa lista.

1. Alfa Romeo 2000 Sportiva de 1954  
O Sportiva é essencialmente um carro de conceito, tendo em conta que no total apenas foram totalmente concluídos quatro carros de exposição (dois coupés e dois spiders). Embora nunca tenha chegado à linha de produção, ainda é considerado um dos melhores carros desportivos construídos nos anos 50. A sua carroçaria foi desenhada por Bertone Franco Scaglione. A Alfa Romeo construiu o modelo Sportiva e deu-lhe um design inovador numa tentativa de ressuscitar a glória que tinha tido no período pré-guerra. A ideia era construir “discos voadores” com um quadro com espaços tubulares e utilizar os seus conhecimentos de engenharia do período pré-guerra, mas com um motor ainda mais potente. O Sportiva ostenta uma versão melhorada do motor 1900 da berlina familiar, tornando-o confiável e rápido. Desenhado para a estrada, e não para a pista de corridas, a construção é bastante pequena para que fosse competitivo com carros como o Mercedes-Benz SL300. Este carro foi um grande sucesso e serviu de inspiração a muitos outros designs de carros desportivos.

2. Alfa Romeo T33/2 Stradale Protótipo de 1967 
A Alfa Romeo é conhecida por combinar sensualidade e diversão nos seus carros. O protótipo Stradale não é apenas um dos carros mais bonitos alguma vez construídos, a sua engenharia torna-o merecedor de especial atenção.  O design curvilíneo do carro, combinado com a carroçaria de alumínio, que envolve um chassis tubular de alumínio, faz com que este carro seja extremamente respeitado no meio das corridas. As famosas portas borboleta e a carroçaria leve de apenas 700 kg tornam este carro numa criação absolutamente excecional.


3. Alfa Romeo 8C 2900 Mille Miglia de 1938 
O Mille Miglia é visto por alguns como um dos melhores carros clássicos alguma vez criados. É um daqueles que espera ver em quase qualquer evento de carros clássicos. O Mille Miglia foi criado nos anos 30 com a experiência em engenharia da lenda que é Vittorio Jano. Este modelo foi criado para ser uma máquina rápida, superalimentada e graciosa e conseguiram isso mesmo. O carro ostentava um motor superalimentado de 2,9 litros, com oito cilindros em linha e 180 cv, com capacidade para andar na pista e também na estrada. Se ainda não estiver convencido de que este é um dos melhores carros a sair da fábrica da Alfa Romeo, gostaríamos de salientar que Ralph Lauren também possuiu e adorou este preciso modelo. Foram produzidos diferentes modelos com diferentes motores (versões de rua e de corrida). Este foi o de 2,9 L (última série).

4. Alfa Romeo Spider Duetto de 1966 - 1994
O
Duetto Spider é o exemplo perfeito de um carro “fixe”. Este modelo foi criado para homenagear a condução de capota aberta, a velocidade e a presença na estrada.  O elegante design italiano, combinado com a construção leve, fez com que este carro se destacasse dos restantes e assegurou a sua típica natureza ágil nessas estradas rurais. Tudo, desde o design até ao som e à sensação deste carro, são razões para o Duetto Spider ser considerado um dos carros mais sedutores e “fixes” para andar na estrada.

5. Alfa Romeo Bertone Carabo de 1968
O Bertone Carabo é indiscutivelmente um dos carros Alfa Romeo com design mais radical a ter sido produzido. O Bertone foi originalmente baseado no chassis do Alfa Tipo 33 Stradale, no entanto, não existem muitas outras semelhanças. O famoso criador Gandini implementou as linhas marcantes em forma de cunha que alterariam o modo como os super-carros modernos são desenhados. Este carro serviu de base para o futuro e continuou a inspirar criadores durante décadas e é por este motivo que está na nossa lista.


6. Alfa Romeo Disco Volante de 1952
O C52 “Disco Volante” foi um dos mais carros mais futuristas da Alfa Romeo. As suas curvas voluptuosas, poderiam ser facilmente confundidas com as de um Jaguar Tipo E. Na verdade, se o seu fabricante pouco endinheirado não tivesse abandonado o projeto, favorecendo outros dos seus objetivos, este carro poderia ter-se tornado a obra prima da Alfa Romeo. O C52 foi concebido durante um período de instabilidade para a Alfa Romeo. Apesar de a empresa ter ganho o Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1951, a Alfa tinha problemas de dinheiro após a guerra que levaram ao seu abandono da competição.

7. Alfa Romeo Giulietta SS Protótipo Bertone
O primeiro protótipo do Giulietta SS foi apresentado em 1957 no Salão Automóvel de Turim. Estava previsto que o Bertone fosse o substituto do Giulietta SS, mas nunca chegou à linha de produção, o que o tornou um modelo único que não se vê atualmente com frequência.

Quer esteja à procura de um carro leve para deslizar por estradas rurais ou de uma construção elegante e sedutora que o leve graciosamente ao seu destino, não poderá negar que a Alfa Romeo criou alguns dos melhores carros do mundo. Visite os nossos leilões semanais de carros clássicos onde poderá encontrar uma vasta gama de carros clássicos, incluindo Alfas e muitas outras marcas magníficas.

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora