Conselhos de especialistas

Claro como cristal: como diferentes tipos de cristais de relógio protegem o seu relógio

Em colaboração com Berry Harleman - Especialista em relógios

Sabe de que cristal é feito o mostrador do seu relógio?  Ao comprar um relógio, escolher o cristal é quase tão importante quanto escolher o estilo. No entanto, não é algo que muitas pessoas se lembrem de perguntar. O objetivo principal de um cristal é proteger a face do relógio de danos e riscos e manter o seu relógio em perfeitas condições. No entanto, com cristais diferentes no mercado, como sabe qual deles é o certo para si e para o seu relógio? Continue a ler e fique a conhecer os três cristais mais utilizados no fabrico de relógios e a saber como protegem o seu relógio.

Vidro de cristal acrílico
Cristal acrílico, ou plexiglas, é conhecido por ser menos dispendioso, em comparação com outros cristais disponíveis no mercado. No entanto, tem algumas excelentes qualidades para proteger o seu relógio. Estes cristais, com uma boa relação qualidade-preço, não quebram facilmente e são resistentes às pancadas do dia a dia. Ainda mais se o mostrador do seu relógio ficar acidentalmente arranhado, o cristal acrílico pode ser facilmente polido, deixando o seu mostrador novamente claro como água. Portanto, não se preocupe se é um pouco desajeitado, apesar de não ser à prova de riscos, o cristal acrílico oferece uma proteção valiosa ao seu relógio. Sabe-se que marcas como Rolex e Omega utilizam o cristal acrílico devido às suas propriedades específicas. Quando o cristal acrílico se parte, não estilhaça e é por este motivo que quase toda a linha desportiva da Rolex utilizava cristal acrílico. A Omega até escolheu este material para o seu relógio Speedmaster que foi à lua, para evitar que pudessem existir lascas de cristal a flutuar no espaço, caso o relógio se partisse.


Vidro de cristal mineral
Em seguida, temos o cristal mineral, que é sete vezes mais duro do que o cristal acrílico e pode ser encontrado na maioria dos relógios de designer de gama intermédia. Os cristais minerais são cristais de vidro que foram aquecidos ou quimicamente tratados, tornando-os mais fortes para resistir aos riscos.  Embora não sejam o melhor material à prova de riscos disponível no mercado, os cristais minerais têm que ser sujeitos a condições extremas para rachar ou partir. Apesar disto, para além do preço não existem muitas diferenças entre os cristais minerais e os materiais topo de gama no mercado. Mesmo que o seu mostrador de cristal mineral sofra uma pancada, substituí-lo teria um preço bastante acessível. Por isso, não surpreende que muitos designers escolham este material para proteger os seus relógios, tendo em conta que oferecem resistência a riscos e reparações a preços acessíveis. 


Vidro de cristal de safira
O cristal de safira é o topo de gama destes materiais e é fácil de perceber porquê. Os cristais de safira são três vezes mais duros do que os cristais minerais e ficam apenas um pouco atrás dos diamantes na escala de Moh, que mede a dureza do material. Como o cristal de safira pode ser encontrado na maioria dos relógios de luxo, é fácil de compreender que este seja o cristal mais caro do mercado, mas tem aquilo por que paga e o cristal de safira pode definitivamente valer este dinheiro. Os cristais de safira são à prova de riscos e resistentes a rachas e quebras.  Na verdade, o único outro material capaz de o riscar seria outra safira ou um diamante. O termo “safira” pode ser enganador, os cristais de safira não são formados a partir de uma safira natural, mas sim de um composto sintético com as mesmas propriedades que proporcionam ao cristal a sua dureza.  Apesar da safira prometer proteger, seria mais dispendioso substituí-la do que obter um cristal mineral novo, mas com este grau de dureza, é muito improvável que se parta.


Quer esteja à procura de um relógio topo de gama com um mostrador resistente aos riscos capaz de o proteger em todas as condições ou quer o seu estilo de vida ao ar livre precise de um cristal acrílico anti-estilhaço para o acompanhar, existe um relógio à sua espera. Veja agora o nosso leilão de relógios onde poderá encontrar relógios com mostradores nestes três principais cristais, e muito mais. Está na hora de proteger o seu relógio. 

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora