Entrevistas

Entrevista com John Searle: especialista em motos da Catawiki

Sendo já um ávido colecionador de motos, juntar-se à equipa de especialistas da Catawiki, como especialista em motos, foi um passo seguinte lógico para John Searle. Além de admirar a sua coleção, que inclui principalmente máquinas de corridas dos anos 20 e 30 e um Weslake V-Twin, John tem agora a felicidade de rever todas as motos submetidas para leilão, juntamente com a sua equipa. Sentamo-nos com ele para saber um pouco mais sobre a sua formação, o mundo dos leilões online e quais as motos do momento.


Primeiro que tudo, John, qual é a sua formação? Como se tornou especialista em motos?
Nasci em Princes Risborough em Buckinghamshire. O nosso antigo quintal ia dar ao circuito de subidas de montanha Kop Hill, ao cimo de Kop Hill. Até agora, já participei bastantes vezes nesse grande evento.

A minha verdadeira profissão era filmar motos para a televisão, mas desde muito novo que sou colecionador. Comecei a colecionar ciclomotores quando tinha 16 anos e já visitei muitos leilões de motos no Reino Unido. Comprei muitas motos antigas de todas as partes do mundo através da Internet e em leilões.

Tudo se conjugou no momento certo, quando andava à procura de um desafio novo. A Catawiki é uma plataforma de leilões que está a crescer rapidamente, por isso, quando vi que procuravam alguém para organizar os seus leilões de motos, saltei a bordo. Naquela altura, ninguém na Catawiki sabia realmente quantos apreciadores e colecionadores existiam por todo o mundo, mas os leilões de motos continuam a crescer, em número e popularidade.

Qual é a sua história com as motas?
Venho de uma família de apreciadores de motas. O meu avô gostava de motas BMW e o meu tio e padrinho eram fãs de motos Triumph. Assim, essas foram as minhas duas primeiras motos. A minha mãe cresceu a andar no carro lateral da moto do meu avô e ainda adora andar no banco do passageiro da sua BMW R25/3 de 1955, quando a levo a dar um passeio.

Tem uma época favorita do motociclismo?
A época das corridas de estrada dos anos 30. Nessa altura os condutores eram uns verdadeiros heróis. O meu maior herói é o Ginger Wood. Ele foi um dos poucos que conseguiu dominar a moto de corridas New Imperial V-Twin. Também tenho agora interesse pela época Pioneer, depois de comprar a minha primeira mota Pioneer, uma James Modelo 6, com carro lateral de 1914. O meu objetivo é entrar na corrida Londres-Brighton com a mesma.


Em que é que os leilões online são diferentes dos tradicionais?
O que é interessante nos leilões online é que são muito abrangentes e 90% dos compradores compram a partir de fotos e descrições, sem sequer ver a moto. A visualização da moto é feita através de fotos, descrições e vídeos. Juntamente com boas soluções de transporte, os compradores não precisam de sair da sua poltrona. A equipa de 180 especialistas da Catawiki (sendo que 4 deles são especialistas em motos e ciclomotores) analisa as fotos e a descrição de cada artigo submetido para leilão. Cada vez mais, os vendedores também disponibilizam vídeos onde se pode ver e ouvir a moto a funcionar. Também é possível agendar uma visita para ver a moto pessoalmente contactando a nossa equipa de apoio ao cliente.

Quais os tipos de motos que estão a suscitar interesse?
Vemos cada vez mais interesse em clássicos modernos, como as motos de colecionador dos anos 70-90. É por isso que estamos agora a organizar um leilão semanal de motos clássicas modernas. Por exemplo, as Vespas e as clássicas japonesas são muito mais baratas na Europa, por isso, os colecionadores do Reino Unido compram-nas aqui. Além disso, pode ser mais barato comprar marcas britânicas tradicionais na Europa continental, por isso, vemos muitas motos britânicas a regressarem ao Reino Unido.


Existem motos permanentemente favoritas, nas quais se pode sempre confiar para ter bom resultado?
No ano passado, as motos que vendemos atingiram um valor total de 3.000 000€. Este ano vamos novamente duplicar os nossos resultados. Motas Harley-Davidson, Vespas, as mini-bicicletas e as motos todo-o-terreno têm tanta procura que temos um leilão quinzenal de Harley-Davidson, um leilão quinzenal de scooters quinzenal, um leilão de motas todo-o-terreno e um leilão de mini-bicicletas. Na Catawiki, existe sempre uma boa oferta e uma procura por motos de colecionador até cerca de 10 000€. A moto clássica, colecionável, a um preço acessível, em boas condições de funcionamento, tem sempre procura. Mas motos raras e caras, como motas Vincent, Brough Superior e as Vespas mais antigas também atraem grande interesse, por causa do nosso marketing global.


Finalmente, John, qual é a sua moto favorita de todos os tempos, quer tenha tido uma ou não?
Tive uma International Norton 500 cc, de 1937, durante 15 anos e corri com ela. Esta moto combina na perfeição tudo o que existe de fantástico numa moto clássica. Velocidade, resistência, ruído e perdas de óleo!

Esta entrevista apaixonada também despertou o seu interesse? Visite os nossos leilões de motos para encontrar a moto ideal para si ou registe-se aqui para vender uma moto a partir do conforto do seu lar e tire proveito do público internacional da Catawiki. O John e a sua equipa estão à sua espera para ver o que tem para oferecer e para responder a quaisquer perguntas que possa ter sobre os leilões.

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora