Otras historias

Os 10 melhores carros clássicos espanhóis

Em colaboração com Francisco Carrión - Especialista em carros clássicos

Quando pensa em carros clássicos espanhóis, quais são os que lhe veem à cabeça? Provavelmente, no Seat 600, um ícone clássico de culto com origem em Espanha, mas quais outros? Esta semana, os nossos especialistas estão focados em carros espanhóis e elaboraram uma lista dos 10 melhores carros clássicos espanhóis de todos os tempos. Continue a ler para descobrir as escolhas dos especialistas e o que torna estes carros tão especiais.

1. Seat 600
O Seat 600 foi fabricado durante 18 anos sob licença da Fiat e tornou-se um clássico bastante adorado em Espanha. Tal como muitos outros que conquistaram o estatuto de culto, este carro tinha como objetivo ser económico e colocar as famílias espanholas na estrada numa altura em que os carros ainda não eram comuns. Tomaram de assalto as estradas espanholas e receberam a alcunha de “Pelotilla” devido ao seu formato arredondado e dimensões reduzidas.

2. Renault 8
Arquitetonicamente muito próximo do seu antecessor, o Dauphine, o Renault 8 garantia um novo estilo e tecnologia. Tinha um formato bem mais angular, tinha travões de disco nas quatro rodas e garantia uma opção de caixa de velocidades automática, mas mantinha o motor traseiro. O R8 conquistou uma reputação de fiabilidade e desempenho depois de vencer vários rallies europeus e atualmente, uma versão em bom estado apenas com modificações ligeiras continua a ser um ótimo investimento clássico.

3. Seat 124
Lançado apenas um ano antes do homem pisar pela primeira vez a lua, este carro familiar de dimensões médias era extremamente popular em Espanha. Foram vendidas no total 896 136 unidades ao longo dos 12 anos de produção. Era popular entre os motoristas de táxi e mais tarde entre os pilotos de rali onde conseguiu diversos sucessos e conquistou muitas vitórias com pilotos como Salvador Cañellas e Antonio Zanini.

4. Seat 850
Numa gama de preço semelhante à do Seat 600, o 850 chegou ao mercado com as tão ansiadas melhorias para satisfazer o mercado de finais da década de 1960 de Espanha. Para os iniciantes, era mais seguro e tinha uma bagageira maior o que garantia uma melhor experiência em viagem. Tinha também um motor mais potente que incentivada o crescimento da fábrica da Zona Franca de Barcelona.

5. Seat 850
Praticamente todos os táxis de Madrid de início da década de 1970 eram 1500s. Nessa altura era o epítome de um carro de gama alta. Numa altura em que ter um 600 já era um luxo, o majestoso 1500 proporcionava um toque de distinção para identificar os mais ricos. Os carros familiares e de 6 lugares eram também os veículos de eleição da frota do Parque Móvil del Ministerio.

6. Renault 4L
Fabricado pela Renault em resposta ao Citroën 2CV e conhecido em Espanha como “Cuatro latas”, o 4L foi inicialmente lançado como um carro económico na década de 1960. Este carro de tração dianteira foi um sucesso. Na década de 1970 transportava uma nova geração de hippies e na década de 1980 tornou-se um veículo do dia a dia para famílias, motoristas e até mesmo para pilotos de rally.

7. Simca 1000
O Simca 1000 foi produzido pela Barreiros Diesel em Espanha e mais tarde pela mesma empresa com um nome diferente: Chrysler España, S. A. Produziram 2 modelos especiais apenas para o mercado espanhol. Um deles era uma versão mais económica, a versão 844 cc. Nessa altura, em Espanha, qualquer motor com menos de 850 cc tinha uma redução substancial nos impostos, pelo que foi uma jogada inteligente. Outro modelo único, produzido apenas para o mercado espanhol, foi o 61 PS (45 kW) DIN 1000 GT. Lançado em 1970 como a versão mais leve do 1200 Coupé e 6 anos mais tarde, depois de algumas atualizações em termos de design e tecnologia, o Simca 1000 Rallye de fabrico espanhol surge para rivalizar com os concorrentes franceses.

8. Citroën 2CV
Juntamente com o Seat 600, o Citroën 2CV ajudou a colocar Espanha nas estradas. Apesar de ter sido ridicularizado pelo público depois da sua revelação, o sucesso foi imediato. Depois da Segunda Guerra Mundial, muito poucos carros do período pré-guerra ainda se encontravam em funcionamento, logo um carro prático, pequeno e com um preço razoável era a solução ideal. Em Espanha, para além de a popularidade ter perdurado muito além da paragem da produção, verificou-se também uma produção generalizada de carros baseados no 2CV.

9. Austin Authi 1100
Para permitir que a British Motor Corporation vendesse os seus carros em Espanha, colaboraram com a Nueva Montaña Quijano e assim nasceu o fabricante de automóveis de Pamplona, Authi. A Authi produziu cópias quase perfeitas dos modelos Austin e Morris da BMC com o seu próprio nome para proteger as empresas espanholas da ameaça de um processo de aquisição. A empresa apenas sobreviveu 11 anos.

10. Mini Authi
Embora a Authi tenha sido fundada em 1965, a produção apenas começou em 1968. Nesse ano lançaram a versão 1275 C do Mini, equipada com um interior de luxo que incluía um tablier em madeira com muitos relógios. Este modelo conquistou os recordes de vendas da breve existência da empresa. Na verdade, eram tão populares, que mais tarde a Authi lançou também o Mini 850, o Mini 1000 e o Mini Cooper 1300 para se tornar mais atrativa.


Na Catawiki, encontrará uma grande seleção de carros clássicos, modernos e automobilia incluindo alguns carros espanhóis clássicos incluídos neste artigo. Todos os meses, mais de 800 carros clássicos são leiloados na nossa plataforma de leilões o que torna os leilões semanais de carros clássicos da Catawiki o local ideal para vender o seu. Para começar, registe-se aqui para criar uma conta grátis.

Crie a sua conta na Catawiki de forma gratuita

Na Catawiki, ficará surpreso todas as semanas com a seleção impressionante de objetos especiais que temos para oferecer. Inscreva-se ainda hoje e explore os nossos leilões semanais com curadoria da nossa equipa de especialistas.

Criar uma conta
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 50 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registar agora!