Conselhos de especialistas

Quatro motivos pelos quais deve investir em porcelana chinesa

Em colaboração com Leonne van Bakel - Especialista em cerâmica antiga 

Uma das formas de arte mais relevante na China é a cerâmica. Se adora arte e antiguidades e pretende começar uma nova coleção, a porcelana chinesa é o caminho a seguir. Nesta história da Catawiki explicamos-lhe por que motivo é um investimento tão bom e os tipos de porcelana que deve procurar para tornar a sua coleção o mais exclusiva possível!

1. Fascínio internacional
A porcelana chinesa é uma das categorias que mais preserva o seu valor ao longo do tempo. A porcelana chinesa nunca sai de moda e é colecionada por pessoas de todo o mundo. O fascínio internacional é um dos motivos pelos quais vale a pena colecionarporcelana chinesa, para além, claro, da vantagem de poder apreciar a sua beleza e história. 


2. Questão de estatuto
O especialista em arte asiática da Catawiki, Simon Breider, acredita que o valor da porcelana de boa qualidade ao gosto chinês irá definitivamente aumentar ao longo do tempo o que a torna um bom investimento. O principal motivo é que a China viveu um período de forte prosperidade económica, e uma grande parte da classe média (a China tem 1,37 mil milhões de habitantes, logo corresponde a um grupo grande) coleciona porcelana chinesa como símbolo do seu estatuto e bem-estar. Muita porcelana chinesa foi enviada para o exterior durante os séculos XVII e XVII, numa altura em que os países europeus como a Holanda, a Inglaterra e Portugal negociavam com o Extremo Oriente. A classe média chinesa procura agora recuperar estas peças de porcelana.


Esta situação dura há mais de uma década, pelo que muita porcelana chinesa já voltou a entrar na China. Ao longo dos últimos anos, verificou-se um pequeno declínio na procura de porcelana chinesa devido ao rígido programa anticorrupção lançado pelo presidente Xi Jinping, pois a porcelana era frequentemente utilizada em subornos. No entanto, a classe média continua a crescer e a porcelana chinesa está agora a tornar-se rara. Assim, espera-se que os preços voltem a subir.

3. Uma questão de detalhes
Mas que tipo de porcelana chinesa deve procurar? Procure porcelana com motivos delicados, imagens pintadas à mão que demoraram longas horas a criar. Certifique-se de que compra peças em perfeito estado ou extremamente boas. Preste especial atenção a microfissuras. As fissuras mais pequenas são difíceis de detetar, mas podem diminuir drasticamente o valor. Jarros, taças de chá e chaleiras conseguem sempre bons resultados entre a classe média chinesa.  


Faça pesquisas e tente saber mais sobre as diferenças entre “artigos de exportação” e “ao gosto chinês”. Por exemplo, no século XVII os europeus adoravam imagens de mulheres elegantes a passear no parque com um guarda-sol, representações alusivas a poemas populares ou representações teatrais e criaturas como grifos e dragões. Logo, foram criadas peças com estes motivos para exportação. Mas o que efetivamente interessa aos chineses é a porcelana que mantém as tradições chinesas, com representações mais simétricas e mais abstratas.

4. Elevados padrões de qualidade
Uma excelente opção é a porcelana da era do Imperador Kangxi (1662-1722). Ele era um verdadeiro fã de porcelana e exigia níveis elevados de qualidade. Foi nessa altura que foi descoberta a cor “azul Kangxi” brilhante que garantia um bonito contraste com o branco brilhante da caolinita, produzida com as melhores técnicas. A porcelana da era do imperador seguinte, Yongzheng(1722-1735), também é procurada pelos seus elevados níveis de qualidade. Se tiver dinheiro para elevar a sua coleção de porcelana chinesa a um nível superior pode procurar peças raras de Mark &Period da época do imperador. Porcelana de alta qualidade aprovada pelo imperador e pelos seus responsáveis pela recolha de amostras e que inclui a marca do reino.


Investir em porcelana chinesa pode ser muito rentável, mas certifique-se de que compra peças de boa qualidade e genuínas! Existe muita porcelana falsificada no mercado (online). Reserve o tempo necessário para se tornar especialista no tema ou peça aconselhamento a um dos nossos especialistas em artigos asiáticos. Comprar arte asiática na Catawiki é um negócio seguro porque os nossos especialistas analisam atentamente todos os lotes. Veja com os seus próprios olhos e visite os nossosLeilões de arte e objetos asiáticos.

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora