Otras historias

Instrumentos de Blues e a influência na música moderna

Em colaboração com Jeroen Hamelink - Especialista em discos/vinis

Alguma vez imaginou que muitas lendas do rock and roll se inspiraram na melancolia do Blues? É verdade! O blues gravado tem as suas raízes no início da década de 1930, mas as origens do blues encontram-se em África. Em meados da década de 1960, o denominado Blues eletrónico chegou ao Reino Unido, inspirando muitas bandas britânicas a tocarem Blues. Estas bandas foram classificadas como a invasão do Blues Britânico e incluíam The Rolling Stones, Cream, Yardbirds, Them e Fleetwood Mac, apenas para dar alguns exemplos. Continue a ler para descobrir mais sobre os instrumentos que contribuíram para o desenvolvimento do Blues e quais os artistas que se inspiraram neste género.

Harmónica
Um dos instrumentos mais reconhecidos no Blues é a harmónica. Um músico a solo pode instrumentar o estilo tradicional sozinho, ele toca e a harmónica responde. Um dos músicos de Blues mais conhecido que toca harmónica era Boy Williamson II. A sua influência estendeu-se aos roqueiros de Blues britânicos e gravou com nomes importantes como Eric Clapton. Stevie Wonder e Mick Jagger são outros dois músicos que foram profundamente inspirados pelo Blues e eles próprios também tocam muito bem harmónica.


Guitarra
Foram adicionados muitos tipos de guitarras ao longo dos anos, principalmente a guitarra elétrica que ajudou a desenvolver o Blues enquanto género. Uma guitarra única utilizada no Blues é a Dobro ou a guitarra ressonadora. Estes instrumentos são únicos pois em vez de transportarem o som através de uma placa de som (a parte superior da guitarra), a vibração das cordas percorre até um ressonador ou diversos ressonadores. A utilização de ressonadores foi implementada de modo a amplificar o som da guitarra. No entanto, os amplificadores eletrónicos vieram resolver este problema, mas a guitarra ressonadora continua a ser apreciada pelo seu som único.


A inspiração para muitos guitarristas que começam no Blues é Robert Johnson. Reza a lenda que ele se cruzou com o diabo com quem fez um negócio de trocar a sua alma pelo dom da música. E como é talentoso! O guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards, afirmou que "Robert Johnson era ele próprio como uma orquestra". Ele apresentou a música de Johnson ao colega de banda Brian Jones que no início quase não conseguia acreditar que o som não era de 2 guitarristas, mas sim apenas de Johnson.


Fonte da imagem: americanbluesscene.com

Um outro grande guitarrista que não podemos deixar de mencionar é BB King. Enquanto cantor, guitarrista, compositor e produtor musical, é considerado o músico Blues mais influente de todos os tempos. Com a sua guitarra chamada Lucille deixou para sempre um legado no mundo do Blues. 


Baixo
Tanto o baixo, como o baixo vertical ou o contrabaixo são utilizados nas músicas de Blues. Embora o baixo vertical possa ser tocado com um arco, no Blues é mais habitual o músico tocar diretamente nas cordas, uma técnica chamada pizzicato que permite criar linhas de baixo rápidas. Talvez o baixista de Blues mais influente seja Willie Dixon, que ficou famoso por afirmar “o blues é a raiz, o resto são os frutos”, uma declaração muito verdadeira que revela a influência do blues nos outros géneros musicais. Outro nome que talvez reconheça entre baixistas de Blues é Donald “Duck” Dunn. Participou no filme Blues Brothers. Para além da sua carreira no cinema e dos seus contributos para o desenvolvimento do Blues, colaborou com muitos outros artistas como Freddie King e Eric Clapton. 


Bateria
A bateria marca não só o ritmo da música como também permite uns solos fantásticos. Um grande nome que deve conhecer é o de Steve Jordan. Depois de acompanhar Stevie Wonder, participou numa digressão com os Blues Brothers, embora não tenha participado no filme de 1980. Outro nome que talvez reconheça é o do baterista Mick Fleetwood, que é não só fundador dos Fleetwood Mac, mas também baterista na sua própria banda de Blues. 


Esta lista não é exaustiva, mas deverá ajudá-lo a iniciar a sua viagem no mundo do Blues. Se se sente inspirado e preparado para experimentar este género musical, pode comprar diversos discos de Blues excelentes no Leilão mensal de Blues, Soul, Jazz e Funk. Talvez também se sinta inspirado para se juntar a estes excelentes músicos. Nesse caso, visite o nosso Leilão de guitarras e encontre um instrumento para o acompanhar nessa viagem.

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora