Otras historias

Quem é o artista de grafitis Banksy? O homem por trás dos mitos e rumores

Bansky, artista de grafitis internacionalmente conhecido, tem ocultado a sua identidade e permaneceu desconhecido durante toda a sua carreira. A sua natureza secreta, combinada com a sua visão antissistema, anticapitalista e antiguerra, tornaram Banksy um dos mais celebrados e reconhecidos nomes do mundo da arte moderna e uma sombra sempre presente da nossa geração. Continue a ler para saber mais sobre este homem misterioso e para conhecer o seu impacto na sociedade moderna.

O nascimento de Banksy
Banksy cresceu em Bristol, no Reino Unido, e pensa-se que nasceu por volta de 1974. Tendo começado a desenhar grafitis à mão desde muito novo, no início dos anos 90, usou as ruas de Bristol como telas e, naquela altura, fazia parte de um grupo de graffiters chamado “DryBreadZ Crew”. Mais tarde adotou o nome de “Banksy” para mascarar a sua identidade de olhares indiscretos e, essencialmente, para evitar ser preso pelas suas atividades artísticas ilegais.   


Estênceis feitos em segredo
Foi muito influenciado pelo graffiter francês Blek le Rat, que, tal como Banksy, utilizava estênceis para criar as suas peças. Tendo trabalhado anteriormente com desenhos maioritariamente feitos à mão, Banksy começou a utilizar estênceis no final dos anos 90 e, atualmente, as suas obras são predominantemente reconhecidas por isto. Os temas recorrentes nas suas obras incluem ratos (supostamente ligados à sua maior influência), soldados, crianças, polícias e celebridades.


Uma das principais razões para utilizar estênceis foi diminuir o tempo que demorava a produzir um trabalho, que é obviamente um fator determinante quando se quer manter o anonimato. Usando superfícies visíveis publicamente, desde Londres à Palestina, para alojar as suas imagens, muitas vezes com uma mensagem política, a emoção e controvérsia em torno da descoberta de uma nova peça é fenomenal, fazendo com que a natureza ilegal do ato seja na maior parte das vezes menosprezada.


Quem é o verdadeiro Banksy?
Banksy deixou a sua marca, não apenas por ser um artista de grafitis, mas também como pintor, escultor, cineasta e ativista. A encarnação metafórica de todas estas personalidades fez com que recebesse um prémio em 2007 por ser o maior artista britânico ainda vivo, embora, sendo fiel a si próprio, Banksy não apareceu para receber o prémio.

Existe muita especulação relativamente à sua verdadeira identidade. No entanto, é algo que até hoje ainda permanece um mistério.


Para evitar correr o risco de se tornar convencional ou para manter o seu anonimato como um rebelde da sociedade, Banksy é talvez o artista mais enigmático no atual mundo da arte moderna. Sendo o seu derradeiro objetivo tornar a arte disponível para todos, declarou, “Quando se visita uma galeria de arte, somos simplesmente um turista a olhar para um armário de troféus de alguns milionários".

A Catawiki também tem como objetivo tornar a arte disponível a todos, oferecendo muitos leilões de arte semanais, onde a seleção vai desde obras clássicas a contemporâneas de artistas em todo o mundo. Não só pode licitar nos leilões, como também pode vender nos leilões de arte da Catawiki, registando-se aqui

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora