Objectos excepcionais

Os nossos 10 instrumentos musicais estranhos favoritos

O dia mundial da música celebra-se internacionalmente a 21 de junho. Esta celebração começou em França, em 1982, e atualmente é celebrada em 120 países em todo o mundo. Seja a ouvir música ao vivo na rua ou a apreciar um disco de vinil no conforto da sua casa, esperamos que de alguma forma celebre este dia. A Catawiki celebra este dia mostrando-lhe os nossos 10 instrumentos musicais estranhos favoritos. Continue a ler para descobrir alguns factos curiosos e fantásticos sobre o mundo da música.

10. O Teremim
Este instrumento é estranho pois não exige contacto para o tocar, em vez disso o som é produzido através do movimento das mãos na proximidade de duas “antenas”. Inventado em 1920 pelo físico Russo Lev Termen, o teremim destinava-se inicialmente a ser utilizado na música clássica. No entanto, nunca chegou a conquistar o seu lugar enquanto instrumento de orquestra, apesar da sua popularidade ter crescido em 1994, com o lançamento do filme Theremin: An Electronic Odyssey.


9. O grande órgão de estalactite
Existem por aí muito órgãos estranhos que utilizam diferentes materiais para produzir som, mas um dos melhores é o grande órgão de estalactite. Localizado nas cavernas de Luray, nos Estados Unidos, o som é produzido por estalactites afinadas com diferentes tons e acionadas por baquetas de borracha. Para encontrar estas notas perfeitas, o inventor, Leland W. Sprinkle, testou e esculpiu estalactites nesta caverna e ligou-as ao teclado central. O processo demorou no total três anos e o órgão ocupa aproximadamente 14 000 metros quadrados!


8. O Hidraulofone
Tal como o nome sugere, estes instrumentos produzem o som através de um sistema hidráulico. Na verdade, o termo classifica toda uma categoria de instrumentos tais como cordas, sopro ou percussão. Este proporciona uma experiência sensorial pois a música é tocada através de diferentes jatos de água que produzem tons diferentes. É possível pensar o hidraulofone como um híbrido, uma combinação de uma flauta subaquática com um órgão de tubos. Alguns hidraulofones utilizam arcos tais como alguns instrumentos de corda e o nosso favorito nesta categoria é o H2Oboe.


7. A orquestra de vegetais
Por parecer engraçado, mas estes músicos levam muito a sério a produção de música com comida. O grupo foi fundado em 1998, em Viena, Áustria. Tocam diferentes tipos de música com vegetais frescos e utilizam de tudo, desde tambores de abóbora a flautas de cenoura. Alguns instrumentos estão automaticamente prontos tal como são, mas outros têm de ser esculpidos. No entanto, não desperdiçam nada. Eles utilizam o que sobra dos vegetais para fazerem uma sopa que servem ao público no final da atuação.


6. A harmónica de vidro
Inventada por Benjamin Franklin, este instrumento utiliza o mesmo principio de fazer música com copos de vidro, mas virados de lado. Uma série de recipientes de vidro roda enquanto o músico toca nos mesmos com os seus dedos molhados para criar as notas pretendidas. Graças ao seu design único, é possível criar notas diferentes em simultâneo o que cria sons incrivelmente belos. Na sua altura foi bastante popular. Aliás, excelentes compositores como Mozart e Beethoven criaram peças que incluíam a harmónica de vidro. No entanto, infelizmente a sua popularidade foi se perdendo com o passar do tempo.


5. Flauta dupla contrabaixo
A flauta faz lembrar suaves sons soprano com um toque metálico. Mas sabia que a família das flautas tem alguns membros de dimensões bem maiores? Toda a gama de um piano pode ser abrangida por flautas que vão desde a piccolo à flauta dupla contrabaixo. Este monstro de 2,5 metros de altura inclui 5,5 metros de tubagem e é extremamente raro. Apenas existem 4 em todo o mundo!


4. Órgão marítimo de Zadar
Existem alguns órgãos marítimos no mundo, mas o órgão de Zadar é incrível. Esta construído debaixo de umas escadas em mármore em Zadar, na Croácia, e faz parte de uma experiência musical. É o mar que o toca. À medida que as ondas batem numa série de tubos, é criado um som harmonioso que ecoa pelos degraus.


3. A Árvore que canta e toca
Esta obra de arte é construída com tubos com diferentes comprimentos. À medida que o vento passa pelos tubos cria um som misterioso. O original tem 3 metros de altura e situa-se numa paisagem na zona leste de Lancashire, em Inglaterra. Em março de 2017, foi criada uma outra árvore que toca e canta nos arredores de Austin, Texas, nos Estados Unidos.


2. O pirofone
O pirofone é um outro exemplo de um grande e estranho órgão. Também é conhecido como o órgão de fogo ou o órgão de explosão. Literalmente é isso mesmo, um órgão acionado por gasolina e propano. O som é produzido pela combustão e explosão. Para que possa tocar, pelo menos uma parte do órgão tem de estar em fogo. Um instrumento verdadeiramente para roqueiros!


1. Zeusafone, também conhecido como O toramino
Não se deixe enganar pelo nome a pensar que se trata de um instrumento inofensivo. O apropriadamente chamado zeusafone ou toramino na verdade toca música através de descargas elétricas. É basicamente uma coluna de plasma que funciona através da modulação dos raios elétricos de uma bobina Tesla criando um efeito surpreendente. Este instrumento ganha facilmente na categoria dos melhores nomes e das experiências mais assustadoras.


Se se sente inspirado por estes instrumentos fora de série, pode continuar a divertir-se no nosso Leilão semanal de instrumentos musicais onde certamente irá encontrar uma grande variedade de instrumentos mais convencionais. Também pode desfrutar da adrenalina do leilão, mas do ponto de vista do vendedor. Pode registar-se aqui para se tornar vendedor e começar a vender os seus instrumentos musicais ou outros objetos especiais.

"A música exprime o que não pode ser dito e o que não se pode deixar em silêncio." - Victor Hugo

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora