Otras historias

Como o videoclipe de Thriller de Michael Jackson mudou a indústria da música

Em colaboração com Jeroen Hamelink - Especialista em discos/vinis



Um dos mais emblemáticos álbuns de música de todos os tempos é o Thriller de Michael Jackson (1982) e o videoclipe de 14 minutos (1983) que o cantor fez para o single “Thriller” foi a cereja no topo do bolo. Qual é a história por trás deste videoclipe lendário que tem tido uma influência tão grande na indústria da música? Continue a ler para descobrir.

O álbum Thriller
Thriller é o álbum mais popular de Michael Jackson, com aproximadamente 65 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Obteve 33 discos de Platina nos EUA. Sete canções do álbum Thriller foram lançadas com sucesso como singles – incluindo “Beat It” e “Billie Jean” e todas chegaram ao top 10 das listas de música nos EUA. Embora seja óbvio que este álbum incrível teria feito história sem o videoclipe de 14 minutos de “Thriller”, este certamente ajudou a tornar o álbum um sucesso ainda maior.

Outro nível
Desde o início, Jackson tinha toda a intenção de levar o álbum Thriller para outro nível e combinar a sua música com elementos visuais foi uma jogada muito inteligente. “Billie Jean” foi o primeiro single do álbum a ter um videoclipe (aquela onde Jackson dança na rua em cima de azulejos iluminados), abrindo as portas para muitos mais videoclipes de R&B. A música de Michael Jackson também abriu as portas para uma nova forma de marketing na área da música “negra”, que naquela época não tinha a merecida atenção.


O videoclipe seguinte, “Beat It”, assegurou o estatuto de Michael Jackson como ícone pop internacional. Mas foi o videoclipe “Thriller (que é quase uma curta-metragem) que teve, de longe, a maior atenção. Foi produzido pelo diretor de cinema John Landis, o que não era muito habitual naquela época, tal como o orçamento de 1 milhão de dólares, incluindo o documentário “Making Of”. A MTV também pagou uma quantia avultada para possuir os direitos exclusivos do videoclipe e ambos os investimentos acabaram por valer a pena; as classificações da MTV nunca tinham sido tão altas e o videoclipe ganhou um Grammy para melhor vídeo.

O lado negro da adolescência
Foi Michael Jackson que teve a ideia na base do videoclipe “Thriller' e que permitiu que o álbum tivesse resultados tão bons no top das listas de música. Depois de ver “An American Werewolf”, em Londres, Michael Jackson contactou o diretor de cinema John Landis e pediu-lhe para o transformar num monstro. O tema principal do videoclipe de 14 minutos é a transição da infância para a adolescência; o rapaz da casa ao lado a transformar-se num monstro representa a mudança no corpo de um adolescente, o lado animal da sexualidade masculina. Em conjunto com o coreógrafo Michael Peters, Jackson trabalhou muito para ter a certeza de que os zombies ficariam estilosos e assustadores a dançar, em vez de cómicos. E conseguiram! Até aos dias de hoje, a dança de “Thriller” é imitada em todo o mundo em flash mobs, vídeos do Youtube, festas e como homenagem a Jackson.


Legado
O videoclipe fez muito mais do que apenas garantir o estatuto de ícone pop a Jackson, fez também disparar as vendas do álbum Thriller. Graças à fusão da música e do cinema, o videoclipe “Thriller” criou um mercado para vídeos comerciais. O videoclipe “Thriller” teve uma influência significativa na indústria da música. Após a sua estreia, a MTV começou a passar cada vez mais videoclipes de música “negra” e a rádio a tocar cada vez mais R&B


A carreira de Michael Jackson é constituída por uma lista contínua de histórias de sucesso; tudo o que ele criava parecia destinado a tornar-se ouro... e platina. A sua coleção dedicada a Michael Jackson está completa? Veja o nosso leilão de vinis para descobrir exemplares de álbuns de Jackson ou registe-se aqui se quiser vender um dos seus.

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora