Objectos excepcionais

No centro das atenções: o extremamente raro Omega Seamaster XVI protótipo, dos Jogos Olímpicos de verão de Melbourne, de 1956

Trazido até si por Berry Harleman - Especialista em relógios

Esta semana temos um raríssimo Omega Seamaster XVI no nosso leilão, um dos apenas 100 existentes! Estes relógios foram os primeiros relógios de pulso Omega, em vez de relógios de bolso, comemorativos dos Jogos Olímpicos. Foram criados para celebrar os Jogos Olímpicos de Verão de 1956, que decorreram em Melbourne, mas o design teve de ser alterado antes de poderem ser comercializados. O Seamaster do nosso leilão é um dos chamados protótipos "pré-comerciais". Continue a ler para descobrir mais sobre este relógio e saber por que motivo é tão único que o seu design não pode ser comercializado.

Os Jogos Olímpicos
Omega tem sido a marca oficial de relógios dos Jogos Olímpicos desde 1932 e desde a década de 1950 cria edições comemorativas. Os Jogos Olímpicos de verão foram únicos porque foram os primeiros Jogos Olímpicos de verão a decorrerem no hemisfério sul e os jogos decorreram durante a época de verão local, de novembro a dezembro.


Fonte da imagem: melbourneartnetwork.com.au

25.º aniversário 
Em 1952, Omega recebeu a Cruz de Mérito dos Jogos Olímpicos pelo seu excelente serviço pelo desporto mundial. Decidiram utilizar este design para criar uma edição comemorativa especial para homenagear os 25 anos ao serviço dos Jogos Olímpicos, o que coincidiu com a 16.ª edição dos Jogos Olímpicos de verão, em Melbourne. O resultado foi este design surpreendente que apresenta a Cruz de Mérito integrada com os anéis olímpicos.


O novo design
Foram criados mostradores com dois designs diferentes: um com anéis vermelhos, que é o que temos em leilão, e uma versão ligeiramente mais rara com anéis de cores diferentes. O processo de adicionar mais cor era um pouco mais difícil pelo que a edição colorida é considerada ligeiramente mais rara. No entanto, a versão com anéis vermelhos continua a ser excecionalmente rara e portadora de uma excelente história. O que tem de tão especial? A Omega não tinha autorização para utilizar comercialmente a Cruz de Mérito, por isso não foram autorizados a produzir o design original. Isto significa que estes 100 protótipos nunca estiveram à venda no mercado, nem foram recolhidos. O relógio foi desenhado de modo a apresentar XVI em numeração romana no mostrador, em vez da Cruz de Mérito e este novo design Seamaster XVI foi disponibilizado comercialmente.


Talvez queira juntar este raro Seamaster XVI à sua coleção e agora tem essa oportunidade! Visto que apenas foram produzidos 100, não aparecem à venda com frequência. Com a licitação certa poderá ser possuidor de um pouco da história dos Jogos Olímpicos e da Omega, mas não se demore, este Leilão de Relógios termina a 18 de junho e quem sabe quando é que voltará a surgir outro no mercado.

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora