Otras historias

9 citações de Enzo Ferrari que contam a história destes carros

Por trás de todos os carros Ferrari belos, inovadores e rápidos, existe um homem com um grande sonho e uma forte vontade Enzo Ferrari, ou Il Commendatore, dedicou a sua vida às corridas e à criação da empresa Ferrari: um homem carismático com as suas citações marcantes. Aqui ficam algumas das suas melhores citações relacionadas com partes da sua vida e com o legado da Ferrari!

“Se é possível sonhá-lo, é possível fazê-lo”.
Enzo Ferrari assistiu à sua primeira corrida em Bolonha, quando tinha apenas dez anos (corrida ganha por Felice Nazzaro) e apaixonou-se imediatamente pelas corridas. Depois de participar na Primeira Guerra Mundial e depois de recuperar de uma doença grave, Ferrari começou a viver o seu sonho. Em 1919, foi contratado como piloto de testes da Costruzioni Mecanniche Nazionali. Nesse mesmo ano, estreou-se como piloto numa corrida de montanha e, em 1924, conquistou a fama ao vencer a Coppa Acerbo ao volante de um Alfa Romeo RL. Um sonho de criança tornava-se realidade e o nome Ferrari aparecia no mapa.

Fonte da imagem: grandprixhistory.org

“Os carros de corrida não são nem bonitos, nem feios. Tornam-se bonitos com a vitória”.
Enzo Ferrari gostava de fazer jogos mentais com os seus funcionários. Ele acreditava na competição entre os pilotos Ferrari; acreditava que se os seus pilotos se sentissem inseguros sobre o seu futuro na Ferrari isso os faria pilotar melhor. Ele respeitava os pilotos, mas fazia tudo o que pudesse para manter a Ferrari no topo.


“A aerodinâmica é para as pessoas que não sabem construir motores”.
Em 1960, o piloto Paul Frère perguntou a Ferrari em Le Mans por que motivo o Ferrari 250 TR tinha uma velocidade limitada visto que o carro tinha um pára-brisas bastante impressionante. Enzo respondeu nas suas próprias palavras, não é preciso preocuparmo-nos com a aerodinâmica se tivermos um super-motor.


“As corridas são uma mania excelente e exigem que se sacrifique tudo, sem reticências, sem hesitações”.
Antes de criar a grande empresa Ferrari, Enzo teve uma carreira como piloto, pelo que conhecia tudo, sem hesitações, e tinha sacrificado tudo para isso. Tal como tinha feito o piloto da primeira Guerra Mundial Francesco Baracca, de quem obteve o logo Ferrari. Depois de Enzo Ferrari vencer o primeiro Circuito del Savio, a Condessa Baracca convidou-o a utilizar o emblema do “cavalo rompante” que se encontrava pintado no avião do seu falecido filho. 

Fonte da imagem: stocklogos.com

“Temos de trabalhar continuamente senão pensamos na morte”.
Enzo Ferrari dedicou a sua vida às corridas e à criação da empresa Ferrari pelo que trabalhar de forma contínua era exatamente o que ele fazia. O último carro que aprovou antes da sua morte, em 1988, foi o Ferrari F40. Infelizmente, Enzo assistiu à morte da maior parte da sua família, tendo perdido o seu pai e o seu irmão antes mesmo de ter começado a pilotar. A Ferrari dedicou o seu modelo com o motor V6 ao filho de Enzo, Dino, que morreu com 24 anos.


Outras citações de Ferrari
“Nunca fiz uma viagem a sério ou fui de férias. Para mim, as melhores férias são passar o tempo nas oficinas quando quase toda a gente está de férias”.

“Eu construo motores e junto-lhes rodas”.

“Chegou ao fim a era das corridas com simpatia”.

“O cliente nem sempre tem razão”.

A importante história de Enzo Ferrari é o principal motivo pelo qual nos congratulamos com a beleza do 812 Superfast e do exclusivo Ferrari J50. Todos os carros Ferrari merecem a nossa atenção e é por isso que regularmente se encontra um Ferrari clássico nos Leilões de Carros Clássico da Catawiki. Em 2016, a Catawiki chegou mesmo a organizar o maior leilão de Ferrari de sempre, vendendo de uma só vez 35 carros. É fã da Ferrari mas tem falta de espaço na garagem? No nosso Leilão temático de Automobilia Ferrari encontra também miniaturas, livros e outros acessórios.

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora