Entrevistas

7 perguntas para Robin Hiemstra: Especialista em guitarras da Catawiki

Em colaboração com Robin Hiemstra - Especialista em guitarras 


Robin Hiemstra é o especialista em guitarras da Catawiki. Antes de se tornar especialista em guitarras na Catawiki era vendedor de guitarras o que lhe proporcionou uma visão única sobre o que os compradores de guitarras procuram e as dificuldades que os vendedores enfrentam. Colocamos-lhe algumas perguntas para o ficarmos a conhecer um pouco melhor. Continue a ler para saber como ele organiza os leilões de guitarrase o que aconteceu com a sua primeira guitarra.

1. Como começou a sua paixão por guitarras?
"Slash. Quando eu tinha 12 anos, fui ao meu primeiro concerto de rock. Era um concerto dos Guns N’ Roses em Nijmegen. Vi o Slash a tocar guitarra e pensei "também quero!". Juntei dinheiro para a minha primeira guitarra e aprendi a tocar sozinho, no início principalmente músicas dos Nirvana. Agora cá estou, 24 anos depois, especialista em guitarras na Catawiki. Parece que completei um círculo completo. Os Guns N’ Roses regressam agora a Nijmegen para um concerto para o qual eu obviamente comprei bilhetes!"


2. Qual foi a primeira guitarra que comprou?
Robin sorriu e respondeu que foi uma Legend, do modelo Les Paul. Rapidamente justificou a sua escolha dizendo "Na altura não tinha muito dinheiro e estava apaixonado por este modelo. Há cinco anos alguém entrou no meu apartamento e a guitarra foi roubada, o que é algo estranho pois de todas as minhas guitarras aquela era de longe a menos valiosa, mas tinha um elevado valor sentimental para mim".

3. Qual a sua experiência com guitarras? Como se tornou um especialista?
“Como eu disse, tudo começou quando eu tinha 12 ou 13 anos. Quando tinha 16 anos, formei a minha primeira banda na escola (éramos uma banda de punk) e com esta banda começamos a fazer apresentações. Graças à banda comecei a ter uma maior ligação à música e a conhecer outros músicos. Comecei a interessar-me muito pelas guitarras e pela sua história, no início principalmente por guitarras elétricas. Comecei a ler e a aprender muito sobre guitarras (e ainda o faço).

Há cerca de dez anos comecei a comprar guitarras usadas, mas claro, quando se compra guitarras queremos sempre comprar mais uma e nem sempre temos dinheiro para isso. Por isso vende-se uma guitarra para comprar uma nova! Comecei a comprar e a vender guitarras e a ganhar algum dinheiro desta forma. Graças a isto tive uma quantidade enorme de guitarras, toquei com elas e voltei a vendê-las. É por este motivo que tenho muita experiência sobre o mercado (online) e sobre o próprio mercado de guitarras. Acho que isto me dá uma grande vantagem. Além disso, também tenho feito reparações de guitarras. Desta forma aprendi como realmente funciona uma guitarra".
4. Como decide quais os lotes adequados para leilão?
"Como tenho trabalhado na compra e venda de guitarras sei quais são as mais baratas e essas são imediatamente descartadas. Ao trabalhar neste negócio também aprendi a distinguir o que é bom e o que é excelente. Algumas coisas sei por experiência, mas também faço bastante pesquisa porque o mercado das guitarras flutua bastante. É importante estar atento ao mercado. Uma guitarra que foi vendida há uns anos por 1000€ pode valer 1500€ este ano. Verifico regularmente o Guia de Preços de Guitarras Vintage, bem como os resultados de leilões anteriores para ter uma ideia atualizada do valor atual de uma guitarra no mercado".

5. Que tipo de trabalho faz junto dos compradores e dos vendedores?
"Peço muitas informações aos vendedores das guitarras e também peço muitas fotografias de boa qualidade. Assim, os compradores mais experientes que sabem o que procuram podem observar todos os detalhes e os novos compradores também têm acesso a todas as informações de que precisam se estiverem agora a entrar no mercado das guitarras. Também acho que o contacto pessoal com os vendedores é importante. Gosto de agradecer depois de apresentarem os lotes e muitas vezes acabamos por ficar horas a falar sobre guitarras. Muitas vezes isto faz com que fique a saber de outras guitarras das quais são proprietários e aconselho o que pode ter bons resultados em leilões".

6. Que lote gostaria de vender em leilão?
"Uma Fender Stratocaster anterior a 1965. Leo Fender, o fundador, vendeu a empresa em 1965 e depois disso o processo de produção de guitarras tornou-se mais centrado na produção em massa. Antes de 1965 as guitarras eram produzidas à mão o que as tornava verdadeiramente excecionais. Ainda não vi nenhuma na Catawiki, mas quem sabe no futuro!"

7Qual o seu lote favorito alguma vez vendido na Catawiki?
"São dois, ambos de guitarras assinadas, uma pelo Slash e outra pelo Kurt Cobain, os meus ídolos da infância."


Se esta bela história foi música para os seus ouvidos, visite o leilão semanal de guitarras do Robin, na Catawiki. Quer vender as suas guitarras na Catawiki? Pode registar-se aqui. Talvez possa tornar o sonho de Robin realidade e ser o primeiro a colocar em leilão uma Fender Stratocaster anterior a 1965.

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora