Otras historias

Autores famosos e as suas máquinas de escrever De quem é o quê?

Embora atualmente a maioria dos romancistas seja inseparável dos seus computadores portáteis, até há algumas décadas a máquina de escrever era um dos bens mais preciosos de qualquer autor. Muitas grandes histórias foram escritas numa máquina de escrever, o que as torna uma das mais engenhosas invenções de todos os tempos. Continue a ler para saber mais sobre as máquinas por trás de algumas das mais famosas histórias.

Mark Twain
Mark Twain (1835-1910) foi, alegadamente, o primeiro autor de sempre a submeter um livro escrito à máquina, embora não se saiba ao certo qual terá sido. Na sua autobiografia (1904) ele alega ter sido a primeira pessoa do mundo a utilizar a máquina de escrever na literatura, que segundo ele terá sido com The Adventures of Tom Sawyer (1876), utilizando uma Remington N.º 2. No entanto, acredita-se atualmente que esta história tenha sido publicada a partir de um manuscrito. Os historiadores acreditam que foi Life on the Mississippi (1882) cujo original foi manuscrito, embora tenha sido ditado por Mark Twain a um datilógrafo a partir de uma versão manuscrita. Twain desfez-se por duas vezes da sua Remington N.º 2 por se sentir frustrado, mas de ambas as vezes acabou por recuperá-la novamente. Antes de Twain ter uma Remington acredita-se que experimentou uma Sholes & Glidden Treadle, de 1874.

Fonte: images.mentalfloss.com

Ernest Hemingway
Na época de Ernest Hemingway (1899-1961) as máquinas de escrever tinham-se tornado mais compactas e eram amplamente utilizadas por escritores. Hemingway usou até à exaustão diversas máquinas de escrever, incluindo a Corona N.º 3, N.º 4 e diversas Royal portáteis. Alegadamente, o autor de The Sun also Rises (1926), A Farewell to Arms (1929) e The Old Man and the Sea (1952) preferia escrever de pé, e por isso mantinha a sua máquina de escrever Royal Quiet de Luxe numa prateleira.

Fonte: beyondtheflow.files.wordpress.com

Agatha Christie
A máquina de escrever associada ao famoso detetive Hercule Poirot e a Miss Marple é a Remington Home Portable N.º 2. Começou com uma Empire da sua irmã e como gostou da máquina de escrever quando ela partiu o pulso. Ao ditar as histórias à sua secretária, Christie apercebeu-se como o processo de escrever e digitar a ajudava a escolher as melhores palavras, em vez de repetir por diversas vezes frases parecidas. Escrever à máquina também ajudava a manter o fluxo de trabalho. Outras máquinas de escrever que Agatha Christie alegadamente também terá utilizado são a Corona portátil N.º 3 e a Remington Victor T.


Fonte: pbs.twimg.com

Orson Welles
Orson Welles prova que as máquinas de escrever também eram adequadas para escrever peças de teatro. O ícone cultural, produtor, dramaturgo e ator americano é famoso principalmente pelo filme Citizen Kane (1941) e pela peça War of the Worlds (1938). Ele utilizou uma máquina de escrever Underwood Standard Portable, com o seu nome e endereço pintado na caixa.


Fonte: pickurselfup.tumblr.com

Danielle Steel
Apesar dos autores mais modernos utilizarem computadores para escreverem as suas histórias, Danielle Steel manteve-se fiel à sua máquina de escrever 1946 Olympia que ela denomina de “Ollie”. Steel alega ser “resistente à tecnologia” e utiliza o computador apenas para escrever e-mails, apesar das muitas tentativas de editores e familiares de expandirem as suas competências tecnológicas. Steel escreveu mais de 90 romances com a sua máquina de escrever, incluindoOnce in a Lifetime (1982) e Kaleidoscope (1987).


Fote: thetimes.co.uk

Tal como Danielle Steel e muitos outros autores famosos comprovam, nunca é tarde de mais para começar a utilizar uma máquina de escrever. Pode ser uma alternativa a passar horas em frente ao monitor do seu computador e, quem sabe, talvez o inspire a escrever um grande romance. Visite o nosso surpreendente leilão de máquinas de escrever para conseguir a sua e começar a escrever como Hemmingway. 

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora