Otras historias

Qual a diferença entre Whisky e Whiskey?

Talvez saiba distinguir o uísque Jack Daniel do Famous Grouse e Johnnie Walker do Old Tavern, apenas para dar alguns exemplos. Mas sabe a diferença entre os termos ingleses "whisky" e "whiskey"? Continue a ler para conhecer as principais diferenças.

      Em colaboração com Anne-Sophie Bigot - Especialista em uísques e vinhos

A água da vida

Muito antes dos bares escoceses estarem repletos de fanáticos que debatem as questões ortográficas associadas ao termo inglês "whisky", esta bebida divinal tinha sido conhecida por outro nome. "Whisky" deriva da antiga palavra gaélica "usquebaugh", que deriva de "uisce beatha" (em irlandês) e "uisge beatha" (em escocês), que significa "água da vida". O nome não está mal escolhido, tendo em conta que durante os anos de proibição da década de 1920 era possível importar legalmente uísque para os EUA pois era considerado um medicamento e não um licor. Ao longo dos anos, a palavra "usquebaugh" evoluiu para "whisky". No entanto, a diferença em termos de ortografia era resultado de um ato bem ponderado.

A origem do "e" extra

Foram os irlandeses que adicionaram mais um "e" ao nome desta bebida e tiveram um bom motivo. Por volta de 1870, o uísque escocês tinha muito pouca qualidade devido a fracos processos de destilação. Era principalmente um problema de consistência. As destilarias escocesas lutavam para garantir a mesma qualidade entre lotes sucessivos. Nessa altura, o uísque irlandês era melhor, mas como é que os consumidores estrangeiros os podiam distinguir? Para marcar a diferença entre os uísques irlandeses e escoceses durante a sua exportação para a América, os Irlandeses adicionarem um "e" ao nome. Parece ter resultado pois o "whiskey" tornou-se um grande sucesso na América. Algumas pessoas dizem que o "e" extra foi adicionado por associação ao termo excelência, mas não passa de uma lenda.

Divisão geográfica

Atualmente os escoceses produzem uísque de excelência e toda a gente sabe disso, mas a diferença no nome continua a existir. Memorizar a história associada a estas diferenças do nome pode ajudá-lo a memorizar a qual dos países o termo se refere: os irlandeses e os americanos preferem o termo “whiskey”, enquanto os escoceses e praticamente todos os outros países do mundo chamam a esta bebida espirituosa “whisky”. Oficialmente, a ortografia internacional é “whisky”, mas algumas destilarias utilizam o termo “whiskey” para reforçar as suas raízes irlandesas. Tem medo de perder um lote por causa das diferenças de ortografia? Não se preocupe, quando pesquisa em inglês na Catawiki encontrará os mesmos lotes se pesquisar por “Whisky” ou “Whiskey”.

O sabor fumado do uísque

Agora já sabe a história associada às divisões geográficas entre whisky e whiskey. Mas sabia que a Escócia, a Irlanda e os Estados Unidos ainda mantêm as suas próprias tradições e receitas em termos de destilação do uísque? Algumas destilarias irlandesas fazem a destilação duas vezes, o que resulta numa bebida mais leve e suave, enquanto algumas destilarias escoceses destilam os seus maltes três vezes. Uma pequena quantidade é maltes de turfa. Os uísques escoceses são famosos pelo seu sabor forte e fumado que resulta da utilização da turfa para secar a cevada maltada. As destilarias irlandesas e americanas utilizam principalmente madeiras e outros combustíveis, não turfa. Outras diferenças resultam da utilização de determinados grãos, processos de destilação diferentes e do tamanho e formato dos alambiques.

Não importa qual o seu tipo de uísque preferido e se compra para colecionar, investir ou para consumo. O uísque tem uma história rica associada que o torna ainda mais apelativo. Na Catawiki pode licitar edições especiais no nosso leilãode uísques exclusivos, como um Glenfiddich single malt com 30 anos ou um belo conjunto de uísque Chichibu do Japão. Ou pode tentar ganhar um lote para aumentar o seu stock de bebidas para partilhar com os amigos num dia frio de inverno!

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora