Otras historias

Conselhos do especialista: 5 maneiras de cuidar da sua joalharia

A joalharia que usamos é mais do que um mero acessório - faz parte de quem somos. Mas muitas vezes esquecemo-nos que a nossa joalharia se pode desgastar gradualmente e ficar danificada com o passar do tempo. Qual é a melhor forma de limpar a sua joalharia? O que pode fazer para evitar que fique danificada? Fazer com que a sua joalharia seja eterna não é tão fácil como parece. Por isso, com a ajuda da nossa especialista em joalharia Natasha Mulder, que tem anos de experiência como joalheira, reunimos algumas importantes dicas para que possa cuidar bem da sua joalharia.


1. Evitar produtos químicos e sabão

Por vezes é fácil esquecer que os produtos à base de sabão são péssimos para qualquer coisa que tenha um brilho natural. Ao contactar com solventes, a sua joalharia pode ficar baça e suja muito rapidamente. Até mesmo lavar as mãos ou tomar um duche com a sua joalharia posta pode ser prejudicial. O conselho da Natasha? Tenha cautela e tire a sua joalharia antes de lavar as mãos ou entrar no duche. O mesmo se aplica quando faz limpezas em sua casa. Até mesmo a água com uma certa quantidade de minerais é suficiente para danificar a sua joalharia a longo prazo.

Retire a sua joalharia antes de tomar duche ou lavar as suas mãos para proteger as suas joias

2. Manter longe da luz solar

Tal como o efeito que o sol pode ter na nossa pele, o sol também pode danificar a sua joalharia. Com as pedras preciosas, o sol pode enfraquecer a sua cor e durabilidade. As pérolas podem até ficar esbranquiçadas após uma exposição prolongada à luz solar. A melhor maneira de evitar os efeitos negativos do sol é guardar a sua joalharia numa caixa fechada, sempre que não a estiver a usar.

3. Polir, polir e polir

Uma limpeza regular ajuda a que a sua joalharia esteja sempre no seu melhor. Apesar dos produtos de limpeza da casa funcionarem, um pano profissional é a melhor opção. Produtos como lenços de papel ou rolos de cozinha apenas irão danificar a sua joalharia, pelo que a Natasha aconselha que os evite utilizar. Ela acrescenta que esfregar a sua joalharia com álcool funciona lindamente, mas fique longe da lixívia! Relativamente à prata, estes objetos podem criar aquilo que é conhecido como “pátina”, um brilho escuro ao redor das bordas. O mesmo é verdade para a platina. Por isso, mantenha-as polidas e bem preservadas. Isto pode ser feito em casa ou pode pedir ajuda ao joalheiro mais perto de si, já que muitas vezes eles limpam a joalharia gratuitamente.


Utilize um pano profissional para polir e limpar a sua joalharia ou leve as suas joias a um joalheiro para serem limpas

4. Ficar atento aos pontos críticos

A joalharia tem fraquezas. Para os anéis de diamante ou outras pedras preciosas, deve inspecionar os grampos e a incrustação da pedra. Se sentir os grampos soltos, este pode ser o primeiro sinal de enfraquecimento. Isto significa que eventualmente se irão partir e a pedra preciosa pode então cair e se perder. Portanto, pagar para que estes grampos fiquem fixos é um dinheiro muito bem gasto. Os nossos especialistas em joalharia recomendam que leve a sua joalharia mais valiosa a ser inspecionada por um profissional pelo menos duas vezes ao ano, para garantir que não está danificada ou a precisar de ser arranjada.


Leve a sua joalharia mais valiosa a ser inspecionada por um profissional pelo menos duas vezes ao ano, para garantir que não está danificada ou a precisar de ser arranjada

Uma parte de uma das suas peças de joalharia já está danificada? Então, evite todas as dicas de limpeza referidas anteriormente para evitar que danifique ainda mais a sua joalharia. Não use a joalharia que está danificada, guarde-a num lugar seguro até que seja arranjada por um joalheiro profissional. Nunca embrulhe a sua joalharia em plástico pois pode riscar a sua peça ou soltar as pedras incrustadas. Em vez disso, guarde a sua joalharia num pequeno guarda-joias ou numa bolsa macia para a transportar em segurança.

Com a ajuda destas dicas, a sua preciosa joalharia continuará reluzente, forte e especial durante muito anos. E agora que já sabe como cuidar da sua joalharia, talvez queira adicionar um pouco mais de brilho à sua coleção? Temos uma vasta seleção para si nos nossos leilões semanais, que incluem desde joalharia antiga a joalharia moderna em ouro. Qualquer pessoa pode participar nos leilões online da Catawiki. Apenas precisa de uma conta para licitar, comprar e vender. Crie uma conta gratuita ainda hoje e explore os nossos leilões semanais organizados pela nossa equipa de especialistas.

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora