Otras historias

Coleções de celebridades: a relação de amor de Elizabeth Taylor com as joias

Tendo sido casada 8 vezes poderá ser conhecida como colecionadora de homens, mas, na verdade, Elizabeth Taylor (1932-2011) colecionava joias. Joias grandes, claro, porque ela não fazia a coisa por menos. Um dia comentou "as raparigas grandes precisam de joias grandes". A atriz tinha uma das mais importantes coleções de joias do mundo, e foi vendida depois da sua morte, em 2001, como parte do leilão A coleção de joias de Elizabeth Taylor. Junte-se a nós para descobrir mais sobre as joias de Elizabeth, aqui.

Uma estrela
As décadas de 1950 e 1960 foram os anos de ouro de Hollywood, altura em que os estúdios mais evoluíram. Enquanto uma jovem estrela da MGM, todos se apaixonaram pelo cabelo escuro, olhos azuis e sobrancelhas grossas de Elizabeth Taylor, resultado de uma mutação genética. Conquistou diversos prémios de representação, incluindo dois cobiçados Óscares por "Butterfield 8" (1960) e "Who's Afraid of Virginia Woolf?" (1966). Embora tenha saltitado de um casamento para o seguinte, a sua paixão por joias durou para sempre. Tal como afirmou um dia, "Não se pode chorar no ombro de um diamante, e os diamantes não te aquecem de noite, mas garantem diversão quando o sol brilha". 


As melhores joias de Taylor
Elizabeth Taylor recebeu grande parte das joias da sua coleção de Richard Burton, com quem casou duas vezes. Ele comprou-lhe muitas peças caras e de prestígio, que ajudaram a reforçar ainda mais a imagem de glamour de ambos. As três joias do leilão A coleção de Elizabeth Taylor que arrecadaram um valor mais elevado foram todas prendas de Burton. Mas quais foram? Descubra mais...

1. La Peregrina
A La Peregrina foi a joia mais cara ao ser vendida por mais de 8 milhões de euros. Esta peça pertenceu à coroa espanhola durante várias gerações, até esta pérola em forma de pera ter encontrado um novo lar: num fio da Cartier à volta do pescoço de Taylor.  


Fonte da imagem: Pinterest

2. O diamante Krupp (Diamante Elizabeth Taylor)
Em 1968, Burton comprou a Taylor a sua primeira pedra brilhante, o diamante quadrado Krupp. Assim que o colocou, nunca mais o tirou do dedo (e percebe-se porquê). Este diamante de 69,42 quilates foi originalmente propriedade de Vera Krupp, da família alemã de industriais, Krupp. A família Krupp construiu a sua fortuna a fabricar armas de aço e forneceu armas aos Nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Quando Taylor viu o diamante para venda, ela quis imediatamente tê-lo. Ela sentia que, sendo ela própria judia, tinha o direito a ter este diamante. Depois da sua morte, a pedra foi denominada de diamante Elizabeth Taylor


Fonte da imagem: The Jewellery Editor

3. O diamante Taj Mahal
No seu 40º aniversário, Burton ofereceu a Taylor o diamante Taj Mahal, uma pedra em forma de coração originária da Índia, com uma inscrição em árabe de ambos os lados. Burton queria oferecer a Taylor o Taj Mahal, mas os custos de envio eram demasiado elevados. 


Fonte da imagem: London Diamond & Emerald Exchange

A coleção completa de joias, moda e arte arrecadou em leilão 109 milhões de euros. As receitas foram doadas à Elizabeth Taylor AIDS Foundation (ETAF), um fundo criado pela própria Taylor que fazia com frequência doações para instituições de caridade. Taylor possivelmente ficaria muito feliz por saber que as joias que tanto adorava reverteram a favor de uma causa que ela também adorava. 

Se também quer aumentar a sua coleção de joias, como Elizabeth Taylor, os nossos leilões são um local excelente para começar! Explore os nossos leilões de joias e descubra peças de qualidade para oferecer às estrelas do seu coração. Ficou inspirado por estas joias extraordinárias? Gostaria de saber que valor as suas próprias joias conseguem atingir? Torne-se vendedor e submeta as suas joias para leilão.

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora