Fragmento de meteorito com 4,5 mil milhões de anos leiloado por 16 mil euros

Um fragmento do Muonionalusta, o meteorito mais antigo conhecido no Planeta Terra, acaba de ser leiloado na Catawiki (www.catawiki.pt), portal de leilões na Internet de mais rápido crescimento, por 15.999 euros. Com mais de 4,5 mil milhões de anos, este fragmento de 26,5 quilos proveniente da Suécia recebeu licitações de várias partes do mundo, acabando por ser licitado este domingo por um comprador da Hungria.  


 


O valor elevado pelo qual o fragmento foi leiloado este domingo deve-se ao facto de ser bastante raro e também o mais antigo meteorito de que há conhecimento na Terra. “O Muonionalusta, com mais de 4,5 mil milhões de anos, atingiu o norte da Escandinávia, a oeste da fronteira entre a Suécia e a Finlândia. As suas características únicas originaram o interesse por parte de pessoas de várias partes do mundo, acabando por ser leiloado por um valor bastante elevado na plataforma da Catawiki”, explica Alejandro Sánchez, Diretor-Geral da Catawiki em Portugal.


O primeiro fragmento do Muonionalusta foi encontrado em 1906 perto da aldeia de Kitkiöjärvi, na Suécia. Atualmente, há conhecimento da existência de cerca de quarenta fragmentos de várias dimensões.

Para consultar mais informações sobre este leilão, clique em www.catawiki.pt/meteorito