2016-10-26

Vinhos do Porto e Vinhos Doces em leilão internacional

O investimento no vinho é o fenómeno relativamente recente, mas em franco crescimento, com os vinhos portugueses a serem bem-sucedidos em vários mercados internacionais, com destaque para o famoso vinho do Porto e o vinho da Madeira

Com a crescente procura por vinhos exclusivos, a Catawiki (www.catawiki.pt), plataforma de leilões na Internet de mais rápido crescimento no mundo anuncia um leilão temático de Vinhos do Porto e Vinhos Doces, que inclui mais de 100 vinhos para apreciadores e colecionistas, até dia 28 de outubro.

Neste leilão encontram-se em destaque duas garrafas de Vinho do Porto Vintage Quinta do Noval Nacional 2000/2001, uma das mais famosas e exclusivas marca de vinho do porto, e valorizadas em 1.500 euros. Os apreciadores de vinho do Porto podem também encontrar neste leilão uma garrafa de Porto Niepoort 1900 colheita, valorizada em 1.000 euros pelos leiloeiros especialistas da plataforma de leilões online.

 

Os apreciadores de vinho do Porto podem também aceder a outros vinhos mais acessíveis, mas igualmente especiais, como é o caso das 10 garrafas Vintage Port da Quinta do Passadouro, de 1992 e valorizadas em 400 euros, ou o vinho Porto Messias 1944, bastante raro, engarrafado em 1972, e valorizado em 375 euros.

Alejandro Sánchez, Director Geral da Catawiki para Portugal e Espanha, explica o porquê do crescente investimento em vinhos: "O desenvolvimento de técnicas de viticultura – que originam melhores vinhos, o surgimento de novos mercados, como a Ásia, e o crescimento do comércio através da Internet tem fomentado este setor, que conta atualmente com uma procura muito superior à oferta”.

Desde o inicio deste ano que já foram arrematados mais de 4.300 Vinhos do Porto, entre outros vinhos doces, na Catawiki, e que ganham um peso crescente nestas categorias de bebidas. Além de Vinhos do Porto, a Catawiki disponibiliza todas as semanas outros leilões de bebidas nas categorias de Vinhos, Vinhos Exclusivos, Whiskies, Cognac e Armagnac e Champagne.

Dicas para os investidores
As produções limitadas e as vinhas famosas são fatores importantes a analisar pelos colecionistas e apreciadores que decidam investir em vinho. A nível internacional, o
grands crus e premiers crus da Borgonha e do Vale do Rhone (França) tendem a ficar nos lugares cimeiros das preferências de colecionistas. Destacam-se também os vinhos italianos (Bolgheri Sassicaia, Gaja), espanhóis (Vega Sicilia Único, Pingus), australianos (Penfolds).

É também importante conseguir-se ter um portefólio diversificado de vinhos e que as condições de conservação sejam as recomendadas pelos especialistas: “Garrafas grandes e menos expostas a flutuações de temperatura permitem que o vinho melhore com o passar dos anos, e são particularmente procuradas pelos amantes desta área. Recentemente, um Richebourg de 1985 foi valorizado em 16 mil euros”, explica Alejandro Sánchez.

Para aceder a todas as categorias de leilões de vinhos, clique em https://leilao.catawiki.pt/categories/vinhos

Share

Dados de contacto

Catawiki Portugal
Departamento de Imprensa

imprensa@catawiki.pt

×

Welcome back! Whilst you were away we added the functionality to view auctions and bid in pounds.