2016-09-07

Esqueleto completo de Mosassauro com 72 milhões de anos leiloado por 18 mil euros

A plataforma online Catawiki (www.catawiki.pt) conduziu um leilão de fósseis de dinossauros, que inclui um esqueleto completo de um Psittacosaurus, uma pegada de um Baryonyx e ovos de um Hypselosaurus. Até esta sexta-feira, os entusiastas de História Natural e Paleontologia podem ainda aceder a dezenas de milhares de fósseis da maior coleção particular de toda a Europa, em leilão na plataforma da Catawiki.

Acredita-se que os dinossauros tenham sido extintos há 65 milhões de anos mas são muitos os registos fósseis que se têm encontrado ao longo dos anos e permitido compreender a diversidade e evolução destes seres, sobretudo no que se refere ao seu tamanho e comportamento.

No âmbito da celebração do 23º aniversário do Parque Jurássico, a Catawiki (www.catawiki.pt), plataforma de leilões na Internet de mais rápido crescimento no mundo, contou com um leilão especial de fósseis de dinossauros que originou uma forte procura por parte dos entusiastas de História Natural e Paleontologia.

Neste leilão, destaca-se o Esqueleto completo de Mosassaurus, com mais de 72 milhões de anos, 3,60 metros, que foi leiloado por 18.250 euros, sobretudo pelas suas características e ótimo estado de conservação. Acredita-se que estes predadores carnívoros tenham vivido no último período da época Cretaceous e tenham sido extintos devido ao impacto de um grande meteorito.

Um ovo de dinossauro da espécie Hypselosaurus foi também dos mais procurados neste leilão da Catawiki. Leiloado por 750 euros, este ovo de seis quilos destacou-se pelo seu estado de preservação e conservação original, sendo um objeto bastante raro e desejado pelos entusiastas desta ciência.

Outros fósseis raros em destaque neste leilão incluíram ainda um esqueleto completo de um Psittacosaurus, extinto há 100 milhões de anos e leiloado por 3.500 euros, e uma pegada de um dinossauro Baryonyx, com 140 milhões de anos, leiloada por 222 euros.  

Leilão online da maior coleção de fósseis de toda a Europa

Atualmente a Catawiki tem a decorrer na sua plataforma um leilão de fósseis e minerais que inclui a maior coleção privada de toda a Europa, por parte de dois irmãos holandeses, que ao longo de 50 anos recolheram estes objetos únicos. A coleção foi apresentada no início deste ano, no museu “Oer”, em Ulft, na Holanda, mas após o falecimento de um dos irmãos, foi decidido que toda a coleção seria leiloada.

O leilão inclui peças únicas de todo o mundo, como um fóssil de uma estrela do mar com mais de 450 milhões de anos, proveniente de Marrocos, ou o fóssil bastante raro de uma amonite com mais de meio metro de largura, e que normalmente apenas é encontrado em museus. A diversidade e raridade destas peças fez com que ao longo destes 50 anos a coleção tenha recebido a atenção por parte da Universidade de Wageningen e de geólogos e paleontólogos de toda a Europa.

Os especialistas da Catawiki preveem uma forte adesão a este leilão, por parte de colecionadores de todo o mundo que podem encontrar nesta coleção alguns dos mais raros e antigos fósseis de dinossauros e outras espécies extintas. O leilão pode ser consultado em http://catawiki.pt/fossil

Share

Dados de contacto

Catawiki Portugal
Departamento de Imprensa

imprensa@catawiki.pt

×

Welcome back! Whilst you were away we added the functionality to view auctions and bid in pounds.