2016-09-15

Fragmento da Lua em leilão

Está em leilão um meteorito encontrado em Dar al Gani, no deserto da Líbia, e analisado por uma instituição ligada à NASA, que confirma que a sua composição é semelhante à das amostras trazidos da Lua pelo Apollo 14 e 16. O meteorito lunar com cerca de 1,5 kg encontra-se em leilão na Catawiki (www.catawiki.pt), em conjunto com os restantes 80 lotes de uma ação especial, e estima-se que seja vendido por 8 mil euros.

A 10 de março de 1988 foi encontrado um meteorito de pedra no planalto Dar al Gani, no deserto da Líbia. Com uma “crosta” parcial em tons de castanho e um interior com variações de cinzento, as suas brechas e estrutura fina mostram que o objeto faz parte de um meteorito mais velho, com origem na Lua.

Posteriormente, um estudo realizado por uma instituição ligada à NASA mostra que este meteorito tem uma composição semelhante à das amostras trazidas da Lua pelo Apollo 14 e 16. O relatório desta análise confirmou com precisão de que o DAG400 é um meteorito lunar (anorthositic breccia).

Esta amostra única encontra-se agora em leilão na Catawiki (www.catawiki.pt), plataforma de leilões na Internet de mais rápido crescimento no mundo, com uma estimativa de venda de 8 mil euros. Por se tratar de um objeto raro, os especialistas leiloeiros da Catawiki preveem que o objeto, que pode ser consultado aqui, tenha uma elevada procura por parte dos entusiastas desta ciência.

Este meteorito faz parte de um leilão especial da Catawiki, que inclui 80 lotes com 192 meteoritos únicos.

Um dos mais raros e curiosos objetos deste leilão é um meteorito Shergottite de Marte, encontrado em 2014 no deserto de Tindouf, na Argélia. Com apenas 500 gramas e 1,80 x 1,20 cm, estima-se que este objeto seja leiloado por 750 euros. O leilão deste meteorito pode ser consultado aqui.

Neste leilão especial os entusiastas e amantes desta ciência podem também encontrar um meteorito Dreyga em forma de pedra, com 75 milímetros de altura, encontrado em outubro de 2013 por soldados marroquinos nas montanhas de Gour Lafkah, Zbayra. Por se encontrar em ótimo estado de conservação e ser ligeiramente maior que as amostras deste género, estima-se que o pequeno objeto seja leiloado por 1.500 euros. O leilão deste meteorito pode ser consultado aqui.

O leilão de Meteoritos pode ser consultado na integra, na Catawiki, em: http://leilao.catawiki.pt/meteorites

Share

Dados de contacto

Catawiki Portugal
Departamento de Imprensa

imprensa@catawiki.pt

×

Welcome back! Whilst you were away we added the functionality to view auctions and bid in pounds.