2016-06-15

Moedas raras de ouro portuguesas em leilão online

Coleção de Numismática conta com 70 moedas raras de coleção de origem Portuguesa e Espanhola, no valor total de 52 mil euros.

Os colecionadores de numismática e artigos de colecionismo têm até ao dia 19 de junho a possibilidade de adquirir algumas das mais raras moedas portuguesas de coleção, através da maior plataforma de leilões online da Europa, na Catawiki, em www.catawiki.pt.

No leilão, que conta com 70 moedas de origem Portuguesa e Espanhola, destaca-se a moeda de ouro lusa Cruzado de Calvário D. João III (1521-1557), valorizada em 1.600 euros. Esta moeda renascentista foi cunhada na época dos Descobrimentos, também conhecida como era das Grandes Explorações, em meados do século XVI.  Recorde-se que o objetivo dos cunhadores dos tempos áureos portugueses era competir com as emissões contemporâneas de origem italiana. Este desenho é inspirado no escudo de Ferrara, colocado em circulação durante o reinado de Afonso I d'Este.

A moeda de ouro de 500 Reis do reinado de D. Sebastião I (1560-1578) está valorizada em 1.170 euros e é também uma das mais valiosas peças desta coleção, que pode ser adquirida através da plataforma online da Catawiki. Esta moeda, cunhada em Lisboa no século XVI, encontra-se em ótimo estado de conservação, com as inscrições “SEBASTIANUS:I:REX:PORTUG” e “IN HOC SIGNO VINCES” ainda perfeitamente legíveis.  

Já com um valor de leilão mais acessível, a moeda “Quartinho” de ouro de 1000 Reis, do reinado de D. Maria I, e cunhada em 1789, é outra das peças em destaque na Catawiki. Com um valor máximo de 650 euros, esta moeda rara de 2,22 gm encontra-se em pleno estado de conservação, assim como a moeda de 800 Reis de D. Maria I e D. Pedro III, de 1780 e valorizada em 520 euros.
 

Algumas das mais raras moedas de ouro espanholas em leilão na Catawiki

Os colecionadores de moedas raras podem também encontrar neste leilão online algumas das mais raras peças de ouro espanholas, como é o caso da moeda com o retrato dos Reis Católicos de Espanha, cunhada em Sevilha, e valorizada em 3.000 euros. O reinado de Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela ficou marcado pela imposição católica, sendo que todos os que não se converteram ao Catolicismo seriam obrigados a abandonar o país, com todos os seus bens confiscados.  A política externa de conquistas imperiais adotada foi a base para a conquista espanhola de novos territórios.  

A moeda rara de José I, irmão de Napoleão Bonaparte, cujo reinado assistiu a uma grande resistência e oposição por parte do povo espanhol, é outra das peças de ouro espanhol em destaque nesta coleção de numismática ibérica. Com um valor de leilão máximo de 440 euros, esta moeda de ouro de 80 reais, encontra-se em bom estado de conservação, com apenas alguns arranhões.

Os colecionadores de arte e amantes deste tipo de artigos podem assim encontrar neste leilão online da Catawiki algumas das mais raras e valiosas moedas de ouro, bem como outras peças de valor mais acessível. Todas as semanas poderão encontrar, em www.catawiki.pt, novos leilões de moedas de coleção.

Pode aceder ao leilão completo em: http://catawiki.pt/MoedasPortuguesas

Share

Dados de contacto

Catawiki Portugal
Departamento de Imprensa

imprensa@catawiki.pt

×

Welcome back! Whilst you were away we added the functionality to view auctions and bid in pounds.