2016-05-10

Primeiro leilão online de diamantes raros de África no valor de 600 mil euros

O leilão dos diamantes raros e pedras preciosas, de origem africana estará ativo até ao dia 14 de maio na plataforma de leilões online Catawiki e está valorizado em 600 mil euros. Entre as peças em leilão encontram-se algumas das mais raras pedras em todo o mundo, como a Safira Padparadscha imperial, valorizada em 115 mil euros. É o primeiro leilão online de diamantes raros e pedras preciosas de África.

A Catawiki (www.catawiki.pt), a maior plataforma de leilões online da Europa, está a leiloar, até ao dia 14 de maio, 50 diamantes e pedras preciosas de origem africana, valorizadas em mais de 600 mil euros.

Esta é a primeira vez que acontece um leilão online com diamantes raros e pedras preciosas de origem africana, selecionadas por reputados fornecedores da área.

Segundo Raul Sapora, Leiloeiro da Catawiki, especialista do DGemG, GIA e co-fundador da Associação Gemológica Italiana, “as pedras preciosas deste leilão encontram-se entre as mais raras alguma vez encontradas. São provenientes de alguns dos mais confiáveis fornecedores de pedras preciosas em todo o mundo. Quase todas são acompanhadas por um Certificado Gemológico que confirma a natureza e origem geográfica dos itens. Prevê-se que ao longo do tempo o valor destes diamantes e pedras preciosas seja cada vez maior”.

As Pedras Preciosas mais exclusivas em leilão na Catawiki A peça mais exclusiva deste leilão online é uma Safira, valorizada entre 85 e 115 mil euros, extraída no Malawi. Trata-se de uma peça extremamente rara devido à sua coloração, que varia entre os tons laranja e vermelho, com 5,65 quilates (cts). Conhecidas como “Padparadscha imperial”, este género de safiras surgiu pela primeira vez em 1980 e, até hoje, apenas foram encontradas nas minas do Malawi. A safira azul de Madagáscar, com 8.01 ct e valorizada em 98 mil euros, é outra das peças em destaque neste leilão. De acordo com lendas de antigas tribos da zona, as safiras eram pedaços de céu que estavam nas profundezas da terra e consideradas objetos divinos e muito preciosos. Relativamente a esta peça, o corte arredondado da safira torna-a num artigo exclusivo.

O rubi vermelho das minas de Montepuez, em Moçambique, com 2.1 ct, é também uma das mais exclusivas peças neste leilão online. O rubi é, desde sempre, considerado uma das mais valiosas pedras preciosas em todo o mundo. Possui todas as características que uma pedra preciosa deve ter: uma cor magnifica, excelente dureza e um brilho excecional. É uma pedra preciosa extremamente rara e esta está valorizada em 46 mil euros.

Além de alguns dos mais raros diamantes e pedras preciosas, o leilão inclui também peças mais acessíveis, como esmeraldas, diamantes e rubis, valorizadas entre 180 e 700 euros. Todas as peças da coleção têm o valor inicial de um euro, pelo que qualquer utilizador poderá fazer uma oferta através do portal Catawiki.

Os depósitos de pedras preciosas coloridas deste género encontram-se sobretudo nos países da África Oriental e Austral, nomeadamente o Quénia, Tanzânia, Moçambique e Madagáscar, prevendo-se que nos próximos anos, na maioria dos países produtores, a produção de pedras preciosas aumente substancialmente.

O leilão está disponível até ao dia 14 de maio, em: http://catawiki.pt/pedrasAfrica

Share

Dados de contacto

Catawiki Portugal
Departamento de Imprensa

imprensa@catawiki.pt

×

Welcome back! Whilst you were away we added the functionality to view auctions and bid in pounds.