2016-04-27

Vinil com acetato e autocolante escrito à mão por David Bowie em leilão

Estima-se que o leilão desta verdadeira raridade possa atingir os 60 mil euros na Catawiki, a maior plataforma de leilões europeia, onde é possível encontrar objetos únicos e singulares.

A Catawiki (www.catawiki.pt), a maior plataforma de leilões online da Europa, está a leiloar o álbum ‘Hunky Dory’, de David Bowie, em formato vinil, não só com um acetato bastante raro mas também com um autocolante escrito à mão por esta verdadeira lenda do panorama musical, falecida em janeiro deste ano.

O acetato agora em leilão foi usado em 1971 para promover este álbum de Bowie, altamente aclamado pela crítica e considerado pela revista Time como um dos melhores álbuns de sempre. O acetato pode ser encontrado em apenas seiscentos exemplares promocionais, produzidos à data e enviados para executivos da indústria musical antes do lançamento oficial do álbum.

Este disco de vinil ainda toca e nele podem ouvir-se faixas como ‘Bombers’, que não foi incluída na versão final, tendo sido substituída por ‘Fill your Heart’, e divulgada apenas duas décadas mais tarde, em 1990.

Extraordinariamente, este exemplar possui ainda um autocolante escrito à mão pela lenda do rock. O autocolante, rabiscado no inconfundível estilo de David Bowie, foi autenticado por um perito em caligrafia e nele pode ler-se ‘David Bowie Hunky-Dorey’ seguido da lista de músicas.

Este acetato pertenceu originalmente a Mick Ronson, guitarrista da banda de Bowie ‘The Spiders from Mars’, tendo sido passado a vários membros da família e amigos próximos até chegar às mãos do atual proprietário em 1973. ‘Hunky Dory’ foi o primeiro álbum a reunir todos os elementos de ‘The Spiders from Mars’, que passaram a ser conhecidos um ano mais tarde, em 1972, com o lançamento do álbum ‘The Rise and Fall of Ziggy Stardust’.

Dennis Graham, atual proprietário, explica “a forma como este álbum me veio parar às mãos é, sem dúvida, curiosa. A mãe de Mick Ronson ofereceu-o a um vizinho meu, que mo deu em troca de uma garrafa de cerveja. Guardei-o durante todo este tempo e é impressionante ver o seu valor hoje em dia.”

Denny Hoekstra, o leiloeiro especialista em vinis da Catawiki, acrescenta: “É muito raro cruzarmo-nos com uma peça de memorabilia como este disco e acetato de David Bowie. O legado de Bowie perdurará durante muito tempo, uma vez que se tornou num dos nomes mais icónicos da indústria musical mundial. Ter um autocolante escrito por ele, autenticado, dá a este lote um toque ainda mais especial. Estamos muito entusiasmados com o leilão desta peça que acreditamos suscitará grande interesse nos fãs do cantor.”

Este leilão – que decorrerá entre 22 e 30 de abril – é, por isso mesmo, uma oportunidade única para os fãs, colecionadores e amantes de David Bowie arrebatarem uma verdadeira peça de arte, que se estima que possa vir a ser arrebatada por um valor superior a 60.000 euros.

http://catawiki.pt/Bowie

Share

Dados de contacto

Catawiki Portugal
Departamento de Imprensa

imprensa@catawiki.pt

×

Welcome back! Whilst you were away we added the functionality to view auctions and bid in pounds.