Mais de 100 moedas portuguesas de coleções privadas em leilão internacional

Entre 23 de fevereiro e 4 de março, a Catawiki, plataforma de leilões de mais rápido crescimento, está a leiloar 120 moedas portuguesas provenientes de coleções particulares, com exemplares únicos da numismática nacional, desde a época medieval à república portuguesa, e valorizados em mais de 25 mil euros, segundo os especialistas da plataforma.


Um dos exemplares mais valiosos em leilão é a moeda de ouro de 6.400 reis, do ano 1802, e que remonta ao reinado de D. João Príncipe Regente (1799-1816). O seu nome - ‘Jarra’, deve-se ao formato de Escudo, que a torna única em toda a diversidade de peças da monarquia portuguesa. Cunhada num dos mais difíceis momentos da história de Portugal, a peça corresponde ao primeiro ano de cunhagem de moedas de ouro em nome do Príncipe Regente, e neste leilão poderá render até 6.500 euros.


Neste leilão de moedas portuguesas encontra-se também em destaque o ‘Tornês de Busto’, do reinado de D. Fernando, e que se destaca por ser a primeira moeda portuguesa com a figura de um rei. A história desta moeda remonta ao ano 1369 e aos conflitos com Castela, quando D. Fernando utilizou o seu direito de ‘quebrar’ a moeda para reduzir a despesa pública imposta pela guerra, lançando vários tipos de moedas já desvalorizadas.


Também em destaque como um dos mais raros objetos deste leilão encontra-se a moeda de 1 Rupia, de 1954 ‘pattern specimen’, cunhada para circulação na Índia portuguesa, e onde atualmente se encontra um exemplar apresentado na coleção Carlos Costa, em Portugal.


‘Os leilões de moedas portuguesas na nossa plataforma são muito populares e contam com licitações de pessoas de todo o mundo, nomeadamente de investidores e colecionadores de numismática que encontram na Catawiki oportunidades únicas para adquirir peças muito valiosas. O legado de moedas deixado pelos monarcas portugueses é bastante apreciado em todo o mundo, daí esta ser uma das áreas que mais promovemos, explica Alejandro Sánchez, Diretor-geral da Catawiki em Portugal.


Até ao próximo dia 4 de março, 120 moedas portuguesas poderão ser licitadas por utilizadores de todo o mundo, em www.catawiki.pt/moedas. Será a primeira vez que um leilão desta natureza será apresentado na Catawiki como casa de certificação de moedas ‘GENI, International Coin Grading Company’, fator que se traduz bastante relevante para colecionadores que investem em numismática.