Tocha Olímpica assinada por Dalai Lama em leilão solidário


Até dia 24 de fevereiro, e no âmbito da XXIII edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, a Tocha Olímpica assinada por Dalai Lama encontra-se em leilão na Catawiki, plataforma de leilões de mais rápido crescimento. A tocha, assinada por Dalai Lama com uma mensagem de paz, em 2006 após os Jogos Olímpicos de Inverno em Turim, está agora em leilão, com o objetivo de apoiar a fundação O.n.l.u.s e a comunidade do Tibete – www.catawiki.pt/tocha


 


Para este leilão, o atual proprietário da tocha escolheu a plataforma da Catawiki pela sua relevância internacional. Segundo Marc Jans, especialista da Catawiki em memorabilia, “trata-se de um lote único, uma vez que não está apenas ligado aos Jogos Olímpicos também a uma figura que é bastante acarinhada por pessoas em todo o mundo. Além da tocha, o leilão conta com muitos outros objetos interessantes”.


De Turim para Makalu

Em março de 2006, a tocha foi levada para a Índia no âmbito de uma expedição. Ao chegar à cidade de Dharamsala, a expedição encontra-se com Dalai Lama. Além de autografar a tocha, o líder religioso escreve também uma mensagem de paz: “Rezo para que todos os seres sencientes vivam em felicidade”. Na altura, os membros da expedição prometeram a Dalai Lama levar a tocha para o cume da montanha de Makalu e posteriormente colocá-la num leilão solidário com o propósito de angariar fundos para a construção de uma escola para crianças tibetanas em exílio em Dharamsala. A 24 de maio desse ano, a tocha atinge o cume da montanha pela mão de Mario Vielmo, famoso alpinista que atingiu vários ficos de oito mil metros. Com o valor angariado com a venda da tocha, a escola prometida a Dalai Lama é construída.


Mais de dez anos depois, e por ocasião da XXIII edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em PyeongChang, na Coreia do Sul, a tocha encontra-se novamente em leilão na plataforma da Catawiki. Novamente a mensagem escrita por Dalai Lama inspira um movimento solidário e parte do valor deste leilão reverterá para a fundação Sidare O.n.l.u.s, que apoia a educação de crianças desfavorecidas na Índia e crianças tibetanas refugiadas do Tibete e do Nepal. A estimativa para o valor angariado com o leilão da tocha é entre 50 mil e 100 mil euros.


"É, para nós, motivo de grande orgulho o facto de o proprietário da tocha ter selecionado a nossa plataforma para leiloá-la e apelar à solidariedade de pessoas em todo o mundo. É um reconhecimento não só do nosso trabalho, mas também do nosso crescimento enquanto plataforma de referência internacional”, explica Alejandro Sánchez, Diretor-geral da Catawiki em Portugal.


Um leilão olímpico

A tocha assinada por Dalai Lama não é o único objeto olímpico em leilão. Este lote integra um leilão da Catawiki que conta com vários objetos e relíquias relacionadas com um dos mais importantes eventos desportivos do mundo, os Jogos Olímpicos. Entre os objetos em destaque encontra-se uma sapatilha autografada por Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, outra tocha referente aos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, e várias fotografias autografadas de campeões olímpicos, num total de 50 lotes em leilão, disponíveis para consulta em www.catawiki.pt/jogosolimpicos