The Beatles, Justin Bieber e David Bowie entre as celebridades com o cabelo mais valioso em leilão

Quanto é que estaria disposto a pagar por alguns fios de cabelo da sua celebridade preferida? Para algumas pessoas trata-se de algo impensável, mas existem fãs que estão dispostos a gastar milhares de euros pelo cabelo de uma personalidade.


A Catawiki (www.catawiki.pt), plataforma de leilões de mais rápido crescimento, junta alguns dos mais icónicos leilões de cabelo de celebridades.


Francisco Álvarez, especialista da Catawiki em objetos colecionáveis, explica o porquê deste investimento: “As motivações sentimentais são as que explicam este tipo de ‘colecionismo’. O cabelo é uma parte física de alguém que permanece mesmo após o seu falecimento. Para outras pessoas, trata-se do negócio dos leilões, uma vez que é algo que se tem revelado como bastante lucrativo nas plataformas de leilões”.


“Grande parte do cabelo de celebridades leiloado pertence a pessoas que já faleceram. Quando uma celebridade morre, todos os objetos relacionados passam a ser muito procurados, e consequentemente a valer mais dinheiro. Nos últimos anos assistimos a vários leilões de fios de cabelo de celebridades que já faleceram, recuperados por fãs, amigos ou até mesmo cabeleireiros e pessoas próximas destas pessoas que os guardaram consigo enquanto um investimento de futuro”.


Segue abaixo a lista com alguns dos mais icónicos leilões de cabelo de celebridades:


Elvis Presley


No ano passado, o cabelo de Elvis Presley, rei do Rock n’ Roll, foi leiloado por 1.300 euros. Em boas condições, o cabelo foi guardado pelo barbeiro pessoal de Elvis Presley, Homer Gill Gilleland, que viajou com o artista durante mais de 20 anos. Após a morte de Elvis Presley, em 1977, o barbeiro começou a vender os fios de cabelo numa loja de lembranças junto à casa do cantor, em Memphis, nos Estados Unidos e de onde provém também o que foi leiloado na Catawiki.


cid:image004.jpg@01D36F52.5AF36BA0


Marilyn Monroe


Em 2016, decorreram dois leilões com cabelos de Marilyn Monroe. Foram ambos leiloados por Frieda Hull, fã da artista, que os obteve através do cabeleireiro da artista de Hollywood e os leiloou por mais de 55 mil euros. Previa-se que estes leilões não ultrapassassem alguns milhares de euros.


Remi Gangarossa, um dos participantes nos leilões pelos fios de cabelo de Marilyn Monroe, afirmou ter ficado “apaixonado” com Hollywood e um dos seus maiores e mais trágicos ícones, durante parte da sua vida. Como o próprio explica, “o cabelo simboliza o facto de Marilyn Monroe ter sido de carne e osso, como todos nós. Não obstante, devo admitir que havia algo de absolutamente mágico nela”.


Image result for marilyn monroe


The Beatles


No ano passado, os fios de cabelo pertencentes aos quatro membros dos Beatles foram leiloados por mais de 11.000 euros. O leilão, que superou em quatro vezes o valor estimado inicialmente, atraiu licitantes de todo o mundo. Segundo Denny Hoekstra, especialista da Catawiki, os fios de cabelo eram dos mais importantes objetos de recordação dos artistas: “Os fios de cabelo deste leilão foram cortados a 12 de dezembro de 1964 durante as filmagens de “A Hard Day's Night”. Foram posteriormente guardados por um maquilhador que posteriormente os vendeu aos fãs”.


Durante o leilão, os fios de cabelo foram disponibilizados em quatro lotes individuais: “O cabelo de Paul McCartney foi o mais procurado, tendo sido leiloado por mais de 2.600 euros. Os fios de cabelo de George Harrison e Ringo Starr foram leiloados por mais de 2.400 euros cada, por parte de um licitante francês. Surpreendentemente, os fios de cabelo de John Lennon foram leiloados por pouco mais de 1.100 euros”, explica ainda Denny Hoekstra.


Image result for the beatles


John F. Kennedy


Os cabeleireiros destas personalidades foram dos principais impulsionadores deste género de leilões. No caso de John F. Kennedy, foi Harry Gelbart, um famoso barbeiro da época que guardou alguns fios de cabelo do último corte feito por Kennedy, antes de ser assassinado em Dallas. Os fios de cabelo foram vendidos por 4.000 euros em Beverly Hills.


https://lh5.googleusercontent.com/JH2aBbFIlC40u76qEXpl8Qq1rlzcja7kE8jmD_CosKt_gR7oe9RJdLMS_5ix-usxaw1JPuFW65a3Wc9K6ofm4bSnEoILOyRDpbTVdT6_OcZnUFYA1Z25c49Me8QzZ0LkdD7dmwyS


David Bowie


Graças a uma funcionária do museu Madame Tussauds, os fãs de David Bowiw tiveram a oportunidade de guardar alguns fios de cabelo do artista. Prevendo-se que o cabelo fosse leiloado por cerca de 3.400 euros, com o falecimento do artista em janeiro de 2016, o leilão alcançou 17.000 euros, em junho do mesmo ano. Mark Borgman, especialista da Catawiki em colecionáveis, explica o porquê do valor alcançado: "Se o artigo tivesse sido leiloado antes da morte de David Bowie, seria provável que o valor estivesse mais perto da previsão inicial. Quando estas personalidades falecem, o valor sentimental dos objetos associados aumenta, assim como a valorização monetária. Foi o que aconteceu com este leilão de David Bowie”.


https://lh5.googleusercontent.com/pyjwBCA9uXIpMllzs73ogdu-HQP931yMv4ScuagVLDNSMg63G78Qf-KnBuBev74kINI-3hKMPzHgDEJTdV27rq6PCGwyHQWW8-H6nVUPScD1W11_7UPhnIxnJBhNKIIHXs1p6ySj


Justin Bieber


Em 2011, Justin Bieber doou uma parte do seu cabelo para fins solidários. Foi no programa “The Ellen Show” que o artista revelou que iria leiloar algumas mechas do seu cabelo para fins solidários. Leiloado no eBay por mais de 32 mil euros, o valor reverteu para a The Gentle Barn, uma organização sem fins lucrativos da Califórnia dedicada a animais.


Image result for justin bieber hair


Napoleão Bonaparte


A 4 de julho de 1817, o médico de Napoleão Bonaparte cortou um fio do seu cabelo, que foi dado como sinal de gratidão ao capitão inglês que teve de guardá-lo na ilha de Santa Helena. O cabelo foi preservado durante centenas de anos e, em 2015, leiloado na plataforma da Catawiki. Com apenas quatro milímetros de comprimento, foi leiloado por 2.400 euros.


Image result for Napoleon Bonaparte