Para começar
Perfil de um vendedor extraordinário da Catawiki: o artista francês Onie Jackson

Já ouviu falar de Onie Jackson? Nascido em Orleães (França), em 1977, é um artista triplo. Para além de ser pintor também é artista gráfico e compositor. Após se revoltar contra a sua formação artística formal, quando ainda era jovem, Onie passou a usar as ruas como as suas telas antes de decidir procurar formas mais convencionais de expor as suas obras. Atualmente a vender a sua arte através dos nossos Leilões semanais de arte moderna, Onie consegue chegar a uma audiência que antes se encontrava fora do seu alcance. Falamos com ele sobre a sua arte e a sua experiência na Catawiki. Continue a ler para descobrir o que ele tem para nos contar.



Quando era criança já estava determinado a tornar-se artista?

Toda a minha vida pintei e fiz desenhos, graças aos meus pais e, mais especificamente, à minha mãe. Ela inscreveu-me em cursos de desenho quando eu ainda era muito jovem. Depois, já jovem, fui estudar Belas Artes e foi aí que descobri o graffiti. Achava que era muito aborrecido pintar nus, estudar relevos e técnicas de pintura formal e clássica e parei para centrar a minha atenção na arte urbana. Nessa altura, o graffiti ainda não era conhecido, nem reconhecido. Tudo ainda estava para descobrir, era uma verdadeira aventura. Todos os dias pintava e desenhava. Queria que o meu trabalho fosse visto por todos, sentia-me muito motivado.

Qual foi a sua motivação para lutar por uma carreira artística?

Na escola secundária, passava 8 horas por dia a olhar pela janela e a sonhar com a liberdade. Sentia-me impressionado. Nos meus relatórios, havia sempre comentários dos professores a dizerem que eu era "um aluno distraído, um sonhador, que não prestava atenção, mas doce...". Queria descobrir o mundo e para isso, tinha de fazer o que queria. Tornei-me artista devido a esta necessidade de liberdade.

De que forma descreveria o seu processo criativo?

É uma busca. Uma busca e um processo de aprendizagem contínuo: quanto mais pinto, mais aprendo. Não procuro um estilo em concreto, não quero ser como nenhum pintor em concreto ou encaixar-me num determinado movimento artístico. Não quero seguir as tendências, nem estar na moda. A única coisa que importa é que a minha pintura seja intemporal.

De que forma descreveria a sua arte?

É livre e instintiva. Tem de ser viva, sem fronteiras. Num dia posso criar uma pintura, compor uma peça de música a combinar, começar uma escultura e fazer um pouco de arte urbana.

Como é o seu dia habitual?

Pinto muito. Entre 10 a 15 horas por dia. Vou para o meu atelier por volta das 9h e termino por volta das 2h da manhã. De manhã, geralmente, ocupo-me de questões técnicas, como embalar os quadros, levá-los à empresa que faz os envios, atualizar o website, responder a e-mails, etc. As tardes são, basicamente, dedicadas a pintar, a desenhar e a fazer música, até bem tarde.

O que o inspira?

Tudo o que me rodeia serve-me de inspiração. Alguns artistas que gosto de acompanhar ou de ouvir também me inspiram, como Jonas Wood, David Hockney, Picasso, Die Antwoord, entre muitos outros.

Como começou a vender o seu trabalho na Catawiki?

Andava à procura de uma forma de divulgar e vender o meu trabalho a uma audiência maior e queria encontrar outra forma diferente das leiloeiras tradicionais ou das galerias. A Catawiki deu-me a oportunidade de ver e vender a nível mundial, de uma forma livre e independente. Posso pintar uma peça e enviá-la aos especialistas da Catawiki no mesmo dia.

O que torna a Catawiki a plataforma perfeita para vender o seu trabalho?

A Catawiki é altamente funcional e os especialistas reagem de forma muito célere. A audiência é vasta e posso estar em contacto direto com colecionadores de todo o mundo. Sejam jovens ou mais experientes, podem facilmente acompanhar a evolução do meu trabalho através dos leilões sucessivos e comprar o meu trabalho de uma forma segura, como se efetivamente estivessem numa casa de leilões física. Gosto da ideia de simplicidade, velocidade e liberdade.

Para conseguir uma obra de Onie Jackson, fique atento ao nosso Leilão de arte moderna francesa e invista neste promissor artista com obras intemporais. Também pode vender arte online, sejam peças da sua própria criação ou da sua coleção pessoal. Para isso, registe-se aqui para se tornar vendedor como Onie Jackson. Os nossos especialistas estão à espera de saber o que tem para oferecer.!

Este artigo foi útil?
Contacte-nos