Imagens: 14 dicas para maiores receitas

As imagens são uma parte importante da descrição de um lote na Catawiki. Os visitantes analisam as imagens em detalhe antes de sequer considerarem fazer uma licitação. Consequentemente, boas imagens conduzem a receitas mais elevadas. Para além disso, boas imagens ajudam a evitar a insatisfação dos compradores. Veja a nossa lista de catorze dicas, concebida para o ajudar a criar o acompanhamento visual perfeito para os seus artigos.

1.   Use iluminação adequada

A luz natural ajuda a valorizar os detalhes dos artigos. A luz emitida por lâmpadas convencionais oculta as cores reais dos artigos e as fotografias com flash podem provocar sombras e um aspeto pouco atraente.

2.   Mantenha a máquina fotográfica firme

Se mover a sua máquina fotográfica, as suas imagens perdem nitidez. Use um tripé ou outra forma de imobilizar a sua máquina ao tirar fotografias.

3.   Mostre só os artigos que quer vender

Outros objetos podem distrair potenciais licitadores, diminuir a atratividade do artigo em questão e até provocar confusões em relação ao que está incluído no lote. Quaisquer outros objetos que apareçam na imagem devem ser tão neutros quanto possível (ver Dica 7).

4.   Use um fundo neutro

Um fundo neutro e uniforme ajuda a destacar o seu lote. Pondere a possibilidade de usar um lençol, um painel de cartão ou uma folha de papel.

5.   Tire fotografias de todos os lados

Os licitadores querem ver tantos detalhes quanto possível. Por isso, deve sempre incluir imagens da frente, verso, topo e base do seu artigo. No caso de pinturas, use uma fotografia sem a moldura como a sua imagem principal!

6.   Certifique-se de que os artigos estão apresentáveis e limpos

Para que o seu lote possa ser exibido no seu melhor, vale a pena limpá-lo devidamente antes de tirar as fotografias.

7.   Use pontos de referência neutros

Para artigos de dimensões atípicas ou irregulares, inclua uma referência de escala na fotografia, como uma fita métrica, por exemplo. Certifique-se de que a referência não prejudica/desvia a atenção do artigo em questão.

8.   Represente fielmente as condições do artigo

Sinais de desgaste e pequenos danos devem ser mencionados na descrição, para além de mostrados muito claramente. Assim, os licitadores podem avaliar com toda a transparência as condições do artigo e a possibilidade de restauro/reparação.

9.   Escolha a máquina fotográfica certa

Uma máquina fotográfica digital é muito melhor do que a câmara de um smartphone para tirar fotografias em grande plano.

10.   A sua melhor fotografia é o seu cartão de visita

A primeira imagem do seu conjunto de fotografias será usada como a imagem principal, visível a partir da página do leilão. Esta é a imagem usada para chamar a atenção, por isso certifique-se de que mostra o seu artigo do melhor ponto de vista possível.

11.   Não deixe nada de fora

Se o seu lote inclui mais do que um artigo, não se esqueça de adicionar pelo menos uma imagem que mostre a globalidade do lote. E isso inclui manuais ou certificados!

12.   Evite os auto-retratos!

Tenha cuidado ao tirar fotografias de artigos com superfícies refletoras ou com fundos refletores.

13.   Não faça ajustes de cor

O processamento digital das suas fotografias deve limitar-se à correção do ângulo e ao reenquadramento da imagem. Nunca ajuste as cores.

14.   Represente detalhes relevantes

Os licitadores prestam muita atenção às marcas e carimbos, números de série, assinaturas/autógrafos, marcações, rótulos, etiquetas, etc. Inclua imagens desse tipo de características distintivas.

Descarregar a Aplicação de Leilões Catawiki

Descarregar na App Store Descarregar na App Store

Subscreva o boletim informativo da Catawiki

Fique a par dos leilões mais recentes e muito mais.

É sempre possível cancelar a subscrição

Obrigado, está agora inscrito para receber o boletim informativo.