Guide close

Como funciona

Guia para um bom começo - Compradores

Estamos muito entusiasmados por lhe mostrarmos o nosso maravilhoso mundo dos objetos excecionais! Todas as semanas, pode encontrar milhares de lotes invulgares, raros e excecionais na Catawiki, repletos de objetos que não encontrará nas lojas comuns. Queremos oferecer-lhe uma plataforma segura que o ponha em contacto com os vendedores destes objetos exclusivos. Os nossos especialistas internos irão ajudá-lo e orientá-lo ao longo do caminho. Para que possa começar com toda a confiança, reunimos todas as informações de que precisa em baixo. Mal podemos esperar para que ganhe o seu primeiro objeto excecional!


Perguntas frequentes

O que é que faz com que comprar na Catawiki seja seguro?

O seu pagamento será realizado através de um método de pagamento muito seguro. Pediremos ao comprador que proceda ao pagamento do lote no prazo de três dias após o leilão através de uma conta segura. Em seguida, informaremos o vendedor que o comprador transferiu o pagamento e pedimos-lhe para enviar o lote. O vendedor receberá o pagamento logo após o envio do lote. Se não receber o lote no prazo de 10 dias após ter realizado o pagamento do montante da compra, pedimos-lhe que nos informe para que o seu pagamento ao vendedor possa ficar retido.

Perdi a minha palavra-passe e não consigo iniciar sessão. Podem ajudar-me?

Pode facilmente pedir uma palavra-passe nova usando a hiperligação "esqueceu-se da sua palavra-passe" na página de início de sessão. Irá depois receber um e-mail com uma hiperligação para a página de criação de palavra-passe.

Por que não foi aceite a minha licitação?

A sua licitação não será aceite se for inválida. Mensagens de "licitação inválida" podem ocorrer quando o montante inserido não é suficientemente alto (é necessário introduzir um incremento superior), quando o montante inserido inclui um símbolo que não seja um dígito (como uma letra, vírgula ou hífen) ou quando o leilão já tiver terminado.

Gostaria de licitar num lote que tem um preço de reserva. O que significa isto?

Para alguns lotes, foi estabelecido um “preço de reserva”. Este é um valor mínimo oculto pelo qual um vendedor está disposto a vender o seu lote e é estabelecido sob consulta com o especialista. Os preços de reserva apenas podem ser estabelecidos para lotes com uma receita esperada de, pelo menos, 200 €. Se um preço de reserva não tiver sido alcançado quando o leilão terminar, esse lote não será leiloado.

Ganhei um lote. Como transfiro o pagamento?

Após o final do leilão, os compradores receberão um e-mail contendo uma hiperligação para a página de pagamento. É possível pagar com cartão de crédito (Visa, MasterCard, American Express), transferência bancária ou através de um dos seguintes métodos de pagamento online: iDEAL, Bancontact, Giropay, SOFORT, EPS, Multibanco, Przelewy24.

Apenas os compradores que licitarem em euros verão a opção de transferência bancária manual. É muito importante que utilizem uma Transferência de Crédito SEPA para o pagamento. A Stripe, o nosso processador de pagamentos online, não está apta a processar transferências SWIFT (também conhecidas como transferências eletrónicas) e esses pagamentos serão devolvidos para a conta bancária do comprador. Se um comprador alegar que uma determinada transferência SWIFT não lhe foi devolvida, precisamos de uma carta do banco que o declare inequivocamente. Só assim o Stripe poderá verificar o que aconteceu ao pagamento.

Quais são as diferenças entre a SEPA (Single Europe Payments Area) e a SWIFT (Society for Worldwide InterBank Financial Telecommunications)?:
- A SWIFT permite transferências de dinheiro a nível internacional, enquanto os pagamentos SEPA só podem ser feitos dentro da área SEPA.
- As transferências SWIFT podem ser executadas em várias moedas, por sua vez o espaço geográfico SEPA abrange apenas transferências em euros.

Eu tenho uma peça individual valiosa. O meu artigo é adequado para leilão?

Os nossos especialistas estão sempre à procura de artigos interessantes para incluir nos nossos leilões. Pode oferecer a sua peça valiosa para o leilão que desejar ou, depois de a submeter, um especialista irá aconselhá-lo e dizer-lhe o leilão que melhor se adequa ao seu lote. Os nossos especialistas estão sempre disponíveis para lhe enviar comentários sobre o seu lote para que este seja apresentado da melhor maneira possível.

Se não tem a certeza de que a sua peça é adequada para leilão ou desejar uma avaliação gratuita do seu artigo, pode submeter o seu lote e enviar todas as perguntas que possa ter para o especialista através da caixa de texto “Mensagem para o especialista” na fase final do processo de submissão. O nosso especialista irá contactá-lo o mais rapidamente possível.

Ver tudo em perguntas frequentes